O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), avança no projeto de modernização da sua estrutura tecnológica. Os investimentos mais recentes chegam a R$ 12 milhões, contemplando grande parte dos setores da unidade.

“O Hospital Universitário vem desenvolvendo, com excelência, a assistência, o ensino e a pesquisa. Em 2016, foi implantado o cargo de médico universitário, com concurso público. Recebemos da Receita Federal, a doação de R$ 9 milhões em equipamentos, que vão suprir demandas, sobretudo nos setores de urgência e emergência. Executamos reformas estruturantes em todas as áreas. Agora, colhemos os frutos dos esforços coletivos e estamos viabilizando alternativas modernas para pacientes do SUS”, garante Otávio Braga Lima, superintendente do HUCF.

O diretor assistencial do HUCF, ortopedista Romero Lago, afirma que todas as áreas intermediárias foram contempladas. “Com estes investimentos, o HUCF oferta uma assistência à saúde com mais segurança e dignidade ao paciente”, afirma. Com a chegada dos novos equipamentos, as cirurgias feitas na unidade terão redução no tempo de realização, o que permitirá o aumento do números de atendimentos. Por mês, segundo dados oficiais, o Hospital da Unimontes realiza 6 mil procedimentos de alta e média complexidade.

“Agora, teremos um novo tempo no HUCF. Mesmo diante de um cenário de restrições em vários segmentos do País, estamos avançando. Contamos com equipamentos mais precisos e modernos que ofertam mais segurança, saúde de alta qualidade e eficiência na prestação do serviço público”, afirma.

A aquisição dos equipamentos permite que o Hospital incremente, também, as atividades de ensino e de pesquisa com modernidade e eficácia. Além da assistência, o HUCF também forma profissionais de saúde como hospital-escola para os cursos de graduação, pós-graduação, mestrados e doutorados da Unimontes e convênios com outras instituições de ensino superior. É tecnologia de ponta em um Hospital 100% SUS.

CHEGADA DOS EQUIPAMENTOS

Os equipamentos estão sendo instalados e utilizados pelos profissionais do HUCF. Para maior eficiência, os servidores cumprem diversas capacitações. Nesta semana, ortopedistas, médicos-residentes, técnicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem do bloco cirúrgico e da Central de Material de Esterilização (CME) foram treinados para manusearam, por exemplo, perfuradores pneumáticos ITS-MC, desenvolvidos para uso em procedimentos cirúrgicos para cortes e/ou perfurações em cirurgias ortopédicas.

TREINAMENTO

Para Carlos Eduardo Bruxel, técnico em Mecânica da ITS MC, o modelo do instrumento adquirido é uma peça de mão multifuncional de velocidade variável com uma seleção de módulos/acessórios de acionamento de conexão rápida, priorizando a ergonomia e sensibilidade da aceleração.
“O modelo possibilita procedimentos como aceleração e reverso com uma mão. O treinamento visa oferecer aos profissionais o uso, manutenção e limpeza do perfurador com mais segurança. É um equipamento “top de linha”. Permite diversos encaixes e acessórios, há um maior controle, mais moderno e facilita todo o processo”, destacou.

O gerente de enfermagem do Bloco Cirúrgico, Marcelo Rocha, pondera que o treinamento teórico-prático é importante para que a vida útil dos equipamentos seja maior. É um ganho para o paciente e para o profissional. “Os perfuradores pneumáticos vão reduzir o tempo de cirurgia, agilizando todos os processos do Bloco Cirúrgico”, descreveu Carlos Eduardo.

Venilson Barbosa Souza é técnico universitário da saúde, responsável pelas órteses, próteses e material especial (OPME) utilizados na ortopedia do Bloco Cirúrgico. De acordo com ele, o treinamento foi importante porque “para repassar, de forma adequada, a utilização de toda tecnologia”.

“Como estou na responsabilidade de preparar e cuidar dos materiais a serem utilizados nas cirurgias ortopédicas, fico tranquilo em saber que temos um material de boa qualidade para oferecer ao cirurgião o suporte necessário em seus procedimentos cirúrgicos. De certa forma, melhora sim a assistência a saúde, pois poderão ser agendados os procedimentos sem a preocupação de cancelamento por falta e/ou dificuldade relacionada ao material de uso essencial”, afirma.

O ortopedista Rafael Cândido garante que, diante do cenário de investimentos, há possibilidades de realização de um número maior de cirurgias por dia e de criar uma reserva para eventualidades, “além de trazer mais segurança e precisão operatória já que foram adquiridos acessórios para as mais diversas cirurgias”, complementa.