Foram iniciadas as atividades das novas turmas da Residência Médica e da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ingressaram na instituição 79 novos residentes, sendo 46 das especializações multiprofissionais e 33 de especializações médicas.

Eles foram recepcionados em solenidade realizada no auditório do HUCF, na manhã dessa segunda-feira (02/03), que contou com as presenças do reitor da Unimontes, João dos Reis Canela; e do subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Márcio Rosa Portes, além de diretores do hospital, coordenadores e supervisores dos cursos de especialização.

Além de receberem as boas-vindas, os residentes acompanharam a palestra proferida pelo ex-reitor e médico José Geraldo de Freitas Drumond, especialista em Bioética e doutor em Ciências do Desporto. Ele abordou a história da residência médica no Brasil e no mundo.

ESTRUTURA E INTEGRAÇÃO

Ainda durante o primeiro dia de atividades, os residentes conheceram toda a estrutura de funcionamento do HUCF acompanhados pelos supervisores dos cursos. Também assistiram a uma palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), apresentada pela professora Jussara Melo.

O diretor de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital Universitário Clemente de Faria, Roberto Rodney Ferreira Júnior, explica que o objetivo das ações foi de “buscar a integração dos residentes à universidade, ao HUCF e ao ensino prático”. Ela salienta que, durante os cursos, além de aulas teóricas e estudos de casos, os residentes terão atividades práticas constantes nas diversas áreas do HUCF.

Os participantes da residência multiprofissional também terão atividades em postos de saúde e em unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

VAGAS DA RESIDÊNCIA

A residência médica do Hospital da Unimontes tem a seguinte distribuição de vagas: Medicina e Comunidade (8), Clínica Médica (5), Pediatria (5), Ginecologia e Obstetrícia (4), Cirurgia Geral (3), Psiquiatria (2), Ortopedia e Traumatologia (2), Geriatria (2), Anestesiologia (1) e Otorrinolaringologia (1). As vagas da Residência Multiprofissional são distribuídas da seguinte forma: Enfermagem em Saúde da Mulher (seis vagas para enfermeiros), Saúde da Família (12 vagas para enfermeiros, 12 vagas para dentistas e quatro vagas para psicólogos) e Saúde Mental (quatro vagas para enfermeiros, quatro para psicólogos e quatro para assistente social).

Os cursos da Residência Multiprofissional têm a duração de dois anos, mesmo período de atividades das residências médicas em Pediatria, Clínica Médica, Medicina e Comunidade, Cirurgia Geral e Geriatria. As demais especializações serão estendidas por três anos: Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia.

NOVOS ESPECIALISTAS

No último dia 25, foram certificados 55 profissionais que concluíram cursos de residência multiprofissional e residência médica no Hospital Universitário Clemente de Faria. Eles se especializaram nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Otorrinolaringologia e Ginecologia e Obstetrícia. Também foram diplomados psicólogos, cirurgiões dentistas e enfermeiros que concluíram a residência multiprofissional.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia