A parceria entre a Diretoria de Desenvolvimento Acadêmica (DDA) e a Comissão de Residência Médica (Coreme), ambas do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), com a Secretaria Geral da Unimontes está viabilizando processos mais ágeis na operacionalização dos programas de residência médica da unidade hospitalar, que é vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros. Os trabalhos tiveram início em fevereiro deste ano, com um projeto-piloto para a área de Clínica Médica e têm como meta dar maior agilidade aos trâmites considerados burocráticos no âmbito dos setores vinculados às residências.

“Os processos de emissão de documentos estarão mais acessíveis aos médicos residentes e aos preceptores. Esta nova ambientação otimizará o trabalho como um todo”, afirma o diretor de Desenvolvimento Acadêmico/HUCF, professor Roberto Rodney Ferreira Júnior. “Informatizar os programas de residência médica, em todas as áreas, significa profissionalizar ainda mais as ações, o que permite a todos os segmentos envolvidos executar seus trabalhos em melhores condições”, completou o diretor.

“A meta é aplicar os processos de informatização em todos os dez programas de residências médicas e, ainda, nos programas de residências multiprofissionais, nos quais tais processos tenham acesso às mesmas ferramentas informatizadas”, descreve Roberto.

MAIOR RAPIDEZ

Equipe piloto

Integrantes da Secretaria Geral, DDA e Coreme

O médico e professor Divino Urias de Mendonça, coordenador da Comissão de Residência, explica que o objetivo foi de uniformizar as informações no âmbito das residências. “Esse primeiro passo foi cumprido. Queremos mais rapidez; isso é evolução. Com mais esta novidade, teremos também transparência nas atividades”, disse, ao salientar o trabalho efetuado pelos servidores da Secretaria Geral (Margarete Alexandre Mota, Rafael Arcanjo e Maurício Rodrigues) e pelo secretário geral André Vinícius Chamone.

“Para adiante, planejamos uma página eletrônica na internet para maior interação entre os setores de Residência e a comunidade e que os nossos casos possam ser debatidos amplamente. Queremos abrir canais para discussões, divulgação de artigos científicos e de outras atividades não menos importantes no âmbito das residências médicas e multiprofissionais do HUCF”, garante o professor Divino Urias.

O programa-piloto contou com o apoio técnico dos servidores da Coordenadoria de Apoio à Pós-Graduação do HUCF, Ana Paula e Maria da Soledade, sob a supervisão da enfermeira Daniela Alves Flecha.

“Nós procuramos investir na informatização dos programas visando adequar os processos de trabalho, melhorar a organização e o sigilo da documentação. Agora, cada médico tem o cadastro atualizado, acessível e com todos os procedimentos e solicitações feitas por ele mantidos”, relatou a supervisora.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia