Foi iniciada no Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, a implantação do Módulo “Gestão de Documentos e de Ocorrências” do Soul MV. Trata-se de um sistema de gestão que garante o melhor controle e segurança dos documentos da instituição.

A iniciativa é do escritório da Qualidade e da Gerência de Tecnologia e Informação (GTI), do Hospital Universitário. A gerente do escritório, Denise Carneiro, explica que o sistema permitirá o acesso aos documentos de forma rápida, organizada e padronizada.

“Além disso, não será necessária a impressão de documentos – uma atitude sustentável -, minimizando os efeitos para o meio ambiente e evidenciando o compromisso da instituição com a sustentabilidade”, afirma Denise.

Angélica Coimbra, gerente de Tecnologia da Informação do HUCF, ressalta que o “objetivo é promover a cultura de segurança do paciente, através da utilização da ferramenta para notificação de não conformidades e eventos adversos”.

Ela lembra que o sistema também possibilita a análise e o tratamento da causa raiz das ocorrências, estabelecendo uma gestão voltada para a melhoria contínua dos processos.

NOVO TREINAMENTO

De 13 a 23 de outubro, o HUCF recebe nova consultoria para a efetivação da Gestão de Riscos e de Projetos. A ação vai permitir a identificação, monitoramento e controle dos riscos apresentados, viabilizando a redução dos impactos provenientes das possíveis ameaças.

“O sistema possibilita o equilíbrio entre custos e riscos, com foco tanto nos riscos operacionais quanto nos financeiros, de forma padronizada em todas as áreas da organização”, argumenta Denise Carneiro.

“A proposta que vai viabilizar o controle e análise baseadas nas melhores práticas do mercado, atribuindo aos gestores a possibilidade de gerenciar os projetos de forma simplificada e integrada com as demais ferramentas de gestão da qualidade, vinculando as ações aos indicadores, riscos e ocorrências” descreve Angélica.

“Nesta última fase estamos implantando os módulos da gestão estratégica que permitirá ao grupo gestor, o uso de uma ferramenta moderna e eficiente, para planejar, a partir do conjunto de informações geradas por todos os setores, ações de melhoria para o hospital”, pondera a gerente.

UM ANO

Implantado em agosto de 2014, o Soul MV é um sistema tecnológico de gestão, que permitiu maior integração entre os diferentes setores da unidade. Desta maneira, também proporcionou como o melhor controle, mais agilidade e eficiência nos processos gerenciais e assistenciais. O sistema foi orçado em R$ 1,1 milhão com recursos do Grupo Alfastar.

A partir do Soul MV foi possível adotar prontuário eletrônico com as informações clínicas dos pacientes, o que refletiu na qualidade do atendimento e no avanço da gestão do conhecimento. Os principais hospitais de Belo Horizonte, como o Felício Roxo, Materdei, Unimed BH e Biocor já contam com o sistema.