Empossada nesta terça-feira (5/7), a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes. A solenidade de posse no auditório “Sabedoria e Humildade” contou com a presença do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza. A comissão é composta por sete servidores, entre enfermeiros e técnicos universitários ligados ao HU.

Superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima afirmou que a comissão “é um marco histórico para o Hospital, uma vez que despertará a significância do cuidado preventivo dos profissionais da Enfermagem e o próprio trabalho. É para fazermos uma balança de equilíbrio de todos os profissionais”, disse.

Também participaram da solenidade o diretor clínico do HUCF, professor Romildo D”Angelis, a diretora de Enfermagem, Mírian Alves Faustino Mendes e o enfermeiro Farley Sindeaux, representando o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren), Marcos Rubio.

FERRAMENTA DE ORIENTAÇÃO

Diretor clínico do HU, professor Romildo D”Angelis também destacou a importância da comissão no âmbito do atendimento aos cidadãos. “A Comissão de Medicina já existente no HU nos dá um norte positivo e, ao mesmo tempo, tranquiliza diante de uma demanda complexa. Só o fato de existir a Comissão já deixa os profissionais da área atentos ao desempenho do seu trabalho”, chama a atenção o diretor, afirmando ser a comissão uma ferramenta de orientação bastante útil ao hospital.

Analista universitária da saúde, Elaine Cristina Santos assumiu a presidência da comissão e elencou pelo menos três princípios que nortearão os trabalhos da comissão. “A comissão atuará com ênfase na ética, no cuidado e no contexto institucional, aprofundando sempre no conceito do cuidado e do atendimento dos nossos clientes”, assevera.

Convidado para encerrar a solenidade com uma palestra sobre a ética, o vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza iniciou sua fala citando máxima de Friedrich Nietzsche, o niilismo. “Vivemos uma crise de humanidade que extrapola a crise ética. E hoje em dia não dá para falar de ética sem abordar os valores. Mais que Biologia, nós somos cultura. E a ética surge nesse contexto para tratar daquilo que chamados de vida. E a ética é o espaço privilegiado para compreender a vida”.

Citando também Antonio Gramsci, o vice-reitor acrescenta que “as pessoas têm perdido a áurea das obrigações”, e, por isso mesmo, perdido o sentido da vida. “A ética é o momento próprio para o respeito. E ela tem que nos ensinar o cuidado. Vejo na formação desse Comitê de Enfermagem, a oportunidade de trabalhar o próprio ser”, acrescenta o professor Alvimar, que encerrou sua fala com a frase de Dalai Lama: “as pessoas de comportamento ético dormem mais tranquilas”.

Finalidades da Comissão
– Divulgar o código de ética da Enfermagem
– Normas disciplinares
– Orientar a equipe com qualidade
– Promover medidas educativas
– Incentivar a participação de eventos que discutam o código de ética
– participar de estudos que tenha a participação da família e dos clientes do HUCF

Comissão

Elaine Cristina Santos – analista universitária da saúde – Presidente
Kênia Alencar Froes – Analista Universitário da Saúde (Enfermeira) vice-presidente
Aldair Chaves Vieira – Técnico Universitário da Saúde – (técnico de enfermagem) Membro
Lucinéia de Fátima Barbosa Mendes – Técnico Universitário da Saúde (técnico de enfermagem) membro
Frederico Marques – Andrade Analista Universitário da Saúde – Suplente
Maria do Socorro Siqueira Rodrigues – Técnico Universitário – Membro
Marineide dos Santos Silva – Técnico Universitário da Saúde (técnico de enfermagem) Membro
Osvaldina Gonçalves Siqueira de Souza – Técnico Universitário – Membro

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia