Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Montes Claros, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promove, nestas quarta e quinta-feira (1º e 02/10), o Seminário “Envelhecimento Ativo e Longevidade”. Com o tema “Viver bem, viver mais”, a iniciativa celebra o Dia Nacional do Idoso, 1º de outubro. Participam do evento, realizado no Sesc da avenida Deputado Esteves Rodrigues, centro da cidade, idosos, familiares, cuidadores e profissionais da área. A programação foca em saúde, integração social e bem-estar.

Apoio e presenças

Com apoio da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso do HUCF, da Liga Acadêmica de Gerontologia (LAG) e do programa Saúde aos Montes, ligado à Prefeitura de Montes Claros, a iniciativa destaca a importância do trabalho intersetorial e da atuação multiprofissional no cuidado ao idoso.

O seminário teve, entre os presentes, o gerente Daniel Henrique Vieira, Mariana Magalhães Fernandes, analista de Ação Social, ambos do Sesc, o superintendente do HUCF, Iuri Simões Mota, e seus assessores, o enfermeiro coordenador do CRASI, Ely Carlos Pereira, e a presidente do Núcleo de Saúde Bucal (NQSB), Zélia Martins.

Programação

No primeiro dia de atividades, quarta-feira, os cerca de 80 participantes tiveram acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento de enfermagem, avaliação odontológica e sessões de fisioterapia. Houve também apresentação artística do grupo Sesc +60 e momentos de socialização, com alongamento, aula de dança e bingo.

Já na quinta, a programação vai das 13h às 17h, com a palestra “Envelhecimento ativo e longevidade: como viver mais e melhor”, que será ministrada pela médica Luciana Colares, e “Espiritualidade e legado: perspectivas para o cuidado”, com Cláudio Medeiros, além de apresentação do Coral e Seresta Manoel Meira e práticas de alongamento e respiração, que vão envolver o público em dinâmicas de autocuidado.

Compromisso

O seminário estimula o compromisso do hospital da Unimontes e dos parceiros com a saúde pública e a educação permanente, pois integra ensino, pesquisa e extensão em benefício da população idosa da região.

“Eventos como este reforçam a importância de unir esforços para promover um envelhecimento saudável, com dignidade, acesso à saúde e oportunidades de socialização”, destacou Ely Carlos, coordenador do CRASI. Mostra também, segundo ele, como parcerias intersetoriais podem transformar realidades, com atendimentos e espaços de convivência, aprendizado e valorização da pessoa idosa. O que gera conhecimento e fortalece as práticas multiprofissionais voltadas para o cuidado integral.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes