Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Montes Claros, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promove, nestas quarta e quinta-feira (1º e 02/10), o Seminário “Envelhecimento Ativo e Longevidade”. Com o tema “Viver bem, viver mais”, a iniciativa celebra o Dia Nacional do Idoso, 1º de outubro. Participam do evento, realizado no Sesc da avenida Deputado Esteves Rodrigues, centro da cidade, idosos, familiares, cuidadores e profissionais da área. A programação foca em saúde, integração social e bem-estar.
Apoio e presenças
Com apoio da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso do HUCF, da Liga Acadêmica de Gerontologia (LAG) e do programa Saúde aos Montes, ligado à Prefeitura de Montes Claros, a iniciativa destaca a importância do trabalho intersetorial e da atuação multiprofissional no cuidado ao idoso.
O seminário teve, entre os presentes, o gerente Daniel Henrique Vieira, Mariana Magalhães Fernandes, analista de Ação Social, ambos do Sesc, o superintendente do HUCF, Iuri Simões Mota, e seus assessores, o enfermeiro coordenador do CRASI, Ely Carlos Pereira, e a presidente do Núcleo de Saúde Bucal (NQSB), Zélia Martins.
Programação
No primeiro dia de atividades, quarta-feira, os cerca de 80 participantes tiveram acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento de enfermagem, avaliação odontológica e sessões de fisioterapia. Houve também apresentação artística do grupo Sesc +60 e momentos de socialização, com alongamento, aula de dança e bingo.
Já na quinta, a programação vai das 13h às 17h, com a palestra “Envelhecimento ativo e longevidade: como viver mais e melhor”, que será ministrada pela médica Luciana Colares, e “Espiritualidade e legado: perspectivas para o cuidado”, com Cláudio Medeiros, além de apresentação do Coral e Seresta Manoel Meira e práticas de alongamento e respiração, que vão envolver o público em dinâmicas de autocuidado.
Compromisso
O seminário estimula o compromisso do hospital da Unimontes e dos parceiros com a saúde pública e a educação permanente, pois integra ensino, pesquisa e extensão em benefício da população idosa da região.
“Eventos como este reforçam a importância de unir esforços para promover um envelhecimento saudável, com dignidade, acesso à saúde e oportunidades de socialização”, destacou Ely Carlos, coordenador do CRASI. Mostra também, segundo ele, como parcerias intersetoriais podem transformar realidades, com atendimentos e espaços de convivência, aprendizado e valorização da pessoa idosa. O que gera conhecimento e fortalece as práticas multiprofissionais voltadas para o cuidado integral.







