– Evento de dois dias reúne hospitais, Estado e o município para analisar políticas públicas de saúde –

Representantes da área de saúde da cidade e da região Norte de Minas durante a abertura do seminário sobre o Programa Apice On (Foto: Divulgação)

Debater o aprimoramento e a inovação no cuidado e no ensino em Obstetrícia e Neonatologia para enfermeiros obstetras. Esta é a principal proposta do Seminário que a Maternidade Segura Maria Barbosa, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), promove desde a manhã desta segunda-feira (5/8), em Montes Claros. As atividades prosseguem até a terça-feira (6/8) e envolvem as equipes multiprofissionais do HUCF e da Santa Casa.

Dentre as instituições parceiras está o projeto “Apice On” – Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia – iniciativa do Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Hospital Sofia Feldman, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Santa Casa de Montes Claros e do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren).

Para Flávia Magaly Silveira Nobre, médica ginecologista e obstetra, plantonista e coordenadora da Maternidade Maria Barbosa do HUCF, o seminário ressalta a importância no cuidar e no ensino hospitalar, sempre voltado para a humanização. “Esse seminário marca um novo cenário nos cuidados ao binômio mãe e filho, na assistência ao parto baseada em evidências científicas e na relevância de um trabalho multiprofissional, permitindo que a mulher participe ativamente em relação às questões de parto “, destacou.

Já a enfermeira obstetra e coordenadora da residência em Enfermagem obstétrica, Sibylle Vogt, reforçou que “a temática além de ser relevante para a assistência as mulheres contribui para o processo de formação e ensino da enfermagem obstétrica, com valorização do espaço profissional tão reivindicado nos últimos anos”, disse.

DINÂMICA

Equipe das maternidades e UTIs neonatais também participam do evento

A abertura contou com as presenças da superintendente regional de saúde, Dhyeime Thavanne Pereira; da secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta; do diretor de Enfermagem do HUCF, Paulo Henrique Machado Ovídio; do conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem para o Norte de Minas (Coren/NM), Cláudio Luís de Souza Santos; do superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva; e de Alessandra Neves Ferreira e América Maia Eleutério, coordenadora de Enfermagem e coordenadora de Clínica Médica da Santa Casa, respectivamente. Em seguida, foi realizada a mesa redonda sobre “A Importância do CAEO/Apice On nas Políticas Públicas de Saúde”, com Kleyde Ventura de Souza, coordenadora do programa.

Na oportunidade, a superintendente regional de saúde destacou o interesse do Governo do Estado em apoiar os programas e iniciativas de humanização nas maternidades e unidades neonatais, como Apice On propõe. Por sua vez, a secretária Dulce Pimenta destacou como o programa auxilia o atendimento nas unidades básicas de saúde.

“O processo e o aprimoramento do Apice on culmina com o projeto de reforma completa da Maternidade do Hospital Universitário, o que minimiza alguns desafios do dia a dia nos atendimentos às gestantes e parturientes”, acrescenta o diretor de Enfermagem do HUCF, Paulo Henrique Machado Ovídio.

Também participaram dos trabalhos iniciais no evento a coordenadora adjunta do CAEO/Apice On, Ana Paula Vallerini, que fez a apresentação do curso de aprimoramento da Universidade Federal de Minas Gerais; e a professora Sibylle Emilie Vogt, coordenadora de residência em Enfermagem Obstétrica da Unimontes e dirigente da Abenfo/MG, que abordou o tema “Cenário da Enfermagem Obstétrica, avanços e perspectivas na inserção da (o) enfermeira (o) obstétrica (o) no Norte de Minas.

A programação segue na parte da tarde com os temas: Atenção ao parto e nascimento sob a ótica da multidisciplinaridade: – mobilização de esforços para transformação do modelo assistencial, em consonância com as demandas e necessidades das mulheres.

E no encerramento dos trabalhos do dia, ocorre o debate: “Os desafios da atuação da Enfermagem Obstétrica nas instituições: apresentação das Aprimorandas”. A programação prossegue na manhã e tarde nesta terça-feira, com visitas técnicas às Maternidades do HUCF e da Santa Casa e reunião com Gel/APice On das duas instituições hospitalares.

Relacionadas

Unimontes lança Edital para publicação de textos na Revista Intercâmbio
Editora Unimontes lança, em live, “antimanual para docentes”
III Congresso Internacional da Unimontes alcança 5 mil inscritos
Unimontes divulga programação local da 19ª Primavera dos Museus – Atividades iniciam no dia 22 no MRNM
Formação continuada – Professores de Artes Visuais da Unimontes e de Arte da Educação Básica visitaram São Paulo
Unimontes lança edital com 61 vagas para Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde