Iniciado nesta terça-feira (24/06), as atividades do Centro de Especialidades Odontológicas instalado no prédio do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (Crasi/Centro ”Mais Vida”). A unidade faz parte da estrutura do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros. O serviço foi implantado a partir de parceria entre a Unimontes, por intermédio do HUCF e do departamento de Odontologia, com a Prefeitura de Montes Claros.
A unidade odontológica está inserida no Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. A solenidade de inauguração contou com as presenças do reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, do prefeito Ruy Muniz, da secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento Oliveira; de diretores do HUCF; do presidente do CRO/MG, Nilo Sérgio Pinto; da coordenadora do setor de saúde bucal da Superintendência Regional de Saúde, Jussara Melo; da chefe do departamento de Odontologia, professora Carla Cristina Camilo Araújo; além de profissionais da área e convidados.
“SOMA DE ESFORÇOS”
Na oportunidade, o reitor João Canela enalteceu a importância da soma de esforços entre a Unimontes e o Município para assegurar o atendimento à saúde dos moradores. “Por meio da vinculação umbilical que temos com a Prefeitura de Montes Claros e com as demais cidades da região, prestamos uma assistência de qualidade à população regional, apesar das dificuldades”, destacou.
O reitor enfatizou que a Universidade desenvolve gestões para aproveitar sua estrutura no sentido de atender a comunidade mais carente, assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É importante priorizar as ações em atenção às pessoas que verdadeiramente precisam do SUS”, afirmou.
O prefeito Ruy Muniz também ressaltou a relevância do trabalho conjunto desenvolvido pela Universidade e o município na área de saúde. “Agradecemos a Unimontes por essa parceria que vai resultar num grande benefício não somente para os idosos, mas para toda população”, disse o prefeito. Ele anunciou que a municipalidade firmará um “grande pacto” com todas as unidades de saúde de Montes Claros para melhorar a prestação de serviços à clientela do SUS. “Mas, queremos que esse pacto tenha também a participação dos profissionais de saúde”, observou.
Por sua vez, a chefe do departamento de Odontologia da Unimontes, professora Carla Cristina Araújo, lembrou que o CEO fortalece as ações na área e vai garantir a excelência no atendimento ao idoso. Ela também enalteceu o envolvimento dos professores do departamento.
COMO FUNCIONARÁ
O Centro de Especialidades Odontológicas do Crasi/HUCF contará seis cirurgiões-dentistas e prestará atendimento ao público em seis consultórios no horário das 13 às 18 horas. Serão realizados procedimentos nas especialidades de periodontia, endodontia, diagnóstico de lesões bucais, cirurgia, odontopediatria e atendimento a portadores de necessidades especiais.
Conforme a coordenadora do CEO, professora Marinilza Soares Mota Sales, serão atendidos pacientes cadastrados no Crasi e pessoas encaminhadas pelas unidades de atenção básica. “O mais importante é que vamos reforçar a rede de saúde bucal dentro do município, garantindo melhor assistência para a população”, destacou a coordenadora.