– Equipamento ajuda a visualizações das leões com maior eficiência –

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes e 100% SUS, adquiriu com recursos próprios, um novo equipamento para realização de endoscopia respiratória – a broncoscopia, como o termo é mais utilizado na medicina. O aparelho de ponta deverá ser usado, inicialmente, para o atendimento entre dez a 20 pacientes por mês que precisam do tratamento.

O novo aparelho, adquirido com recursos próprios, garante diagnósticos mais precisos em exames de Broncoscopia para adultos (Foto: Wesley Gonçalves)

O exame consiste na utilização do endoscópio para obter imagens do trato respiratório, uma forma mais precisa de diagnosticar as patologias que estejam acometendo o paciente. Além disso, faz a coleta de secreções, tumores, tuberculose, lesões e trato com dependentes químicos.

Para aquisição do “Tubo de Inserção EB- 530S – Vídeo Broncoscópio”, foram investidos R$ 82.984 mil, recursos próprios do HUCF, com utilização a partir desta semana. Em alta definição, o aparelho visualiza as vias aéreas (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia e brônquios). O HUCF já conta com um vídeo broncoscópio para crianças e adolescentes.

A aquisição diminui a longa permanência e, consequentemente, melhora na gestão de leitos.

Milton Cruz Júnior, gerente de imagens do HUCF

“Vamos atender com maior segurança e eficiência no fechamento do diagnóstico das doenças respiratórias. Foi um grande ganho para o HUCF e para Montes Claros, pois este moderno equipamento conta com tecnologia de ponta com excelente qualidade”, explica Milton Pereira da Cruz Júnior, gerente de imagem do HUCF.

Segundo ele, o uso do novo aparelho permite à equipe médica uma visualização das lesões, além de diminuir o tempo do procedimento e beneficiando o paciente.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”