Evento vai reunir profissionais da área da saúde e acadêmicos de 17 a 18 de novembro

Foi realizada, no período de 17 a 18 de novembro, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, a 2ª Mostra Científica dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Unimontes. O evento teve como tema “Interprofissionalidade e cuidados em saúde: diálogos e transformações”.

A mostra foi uma iniciativa da coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) sob coordenação do coordenador de Pós-Graduação Lato sensu da Unimontes, Cristiano Leonardo de Oliveira Dias . As atividades aconteceram no auditório do prédio 6 (Centro de Ciências Biológicas/CCBS), no campus-sede.

Auditório do CCBS da Unimontes – Foto: Ascom Unimontes

A solenidade oficial de abertura da Mostra, realizada terça-feira (17/11), foi presidida pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, representando o reitor Wagner de Paulo Santiago. Também participaram a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; a diretora do CCBS, professora Cássia Pérola Braga Pires;e o diretor de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Bruno Pinheiro de Carvalho.

Durante a abertura, o coordenador de Pós-Graduação Lato sensu da Unimontes, Cristiano Leonardo de Oliveira Dias, destacou que as atividades da mostra foram desenvolvidas, visando a valorização das metas, impactos e a relevância dos Programas de Residências em Saúde. Também tiveram como objetivo divulgar os trabalhos científicos produzidos pelos programas de residência multiprofissionais e outras instituições”.

Ele acrescentou que “a comissão pretende transformar a Mostra em um congresso de saúde e qualidade de vida para que possa ter uma adesão ainda maior de participantes ainda para 2024”.

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, destacou a importância da atividade para o aprendizado e troca de conhecimentos. “Este evento tem uma temática especifica e enriquecedora para os acadêmicos e referências profissionais da área da saúde aqui presentes. A troca de conhecimentos tem muita relevância no sentido de alcançar o propósito da Universidade de beneficiar a toda população do Norte de Minas e, em especial, os mais humildes e que necessitam desse atendimento e tem dificuldades de acesso, principalmente, à saúde mental.”

O diretor de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Bruno Pinheiro de Carvalho, destacou a importância do evento para o setor. “Essa mostra é extremamente importante para a reflexão sobre a rede de saúde, para que possam ser desenvolvidos estudos, visando a melhoria do atendimento à saúde em Montes Claros e no Norte de Minas. Iniciativas como esta da Unimontes são muito válidas e contribuem para a melhoria da qualidade da assistência oferecida à população”, enfatizou.

Foi realizada a mesa redonda intitulada “Interprofissionalidade e cuidados em saúde: diálogos e transformações”, com mediação pela psicóloga e residente do Programa de Saúde Mental Yasmin Carli da Silva Batista, com a participação da diretora do CCBS, professora Cassia Pérola Braga Pires, e da médica Maria Suzana Marques, mestre em Cuidado Primário em Saúde.

Também estiveram presentes na abertura da mostra os representantes das secretarias municipais de saúde de Montes Claros e de outras cidades do Norte de Minas: o coordenador da Atenção Primária de Taiobeiras, Edmar Rocha Almeida; o diretor de Gestão e Assistência à Saúde de Pirapora, Gilson Paulo Santos Nascimento; a coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Montes Claros e em Saúde da Família e Comunidade de Pirapora, Aline Soares Figueiredo Santos.

Pela Unimontes, participaram ainda: a coordenadora da Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, Sibylle Vogt; o diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HU – Unimontes, Henrique Andrade Barbosa; a coordenadora Geral da Comissão de Residência Multiprofissional – Coremu-HU-Unimontes, Andra Aparecida da Silva Dionizio, e o coordenador da residência Multiprofissional em Saúde Mental de Montes Claros, Ricardo Otavio Gusmão.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba