Evento vai reunir profissionais da área da saúde e acadêmicos de 17 a 18 de novembro

Foi realizada, no período de 17 a 18 de novembro, no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, a 2ª Mostra Científica dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da Unimontes. O evento teve como tema “Interprofissionalidade e cuidados em saúde: diálogos e transformações”.

A mostra foi uma iniciativa da coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) sob coordenação do coordenador de Pós-Graduação Lato sensu da Unimontes, Cristiano Leonardo de Oliveira Dias . As atividades aconteceram no auditório do prédio 6 (Centro de Ciências Biológicas/CCBS), no campus-sede.

Auditório do CCBS da Unimontes – Foto: Ascom Unimontes

A solenidade oficial de abertura da Mostra, realizada terça-feira (17/11), foi presidida pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, representando o reitor Wagner de Paulo Santiago. Também participaram a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; a diretora do CCBS, professora Cássia Pérola Braga Pires;e o diretor de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Bruno Pinheiro de Carvalho.

Durante a abertura, o coordenador de Pós-Graduação Lato sensu da Unimontes, Cristiano Leonardo de Oliveira Dias, destacou que as atividades da mostra foram desenvolvidas, visando a valorização das metas, impactos e a relevância dos Programas de Residências em Saúde. Também tiveram como objetivo divulgar os trabalhos científicos produzidos pelos programas de residência multiprofissionais e outras instituições”.

Ele acrescentou que “a comissão pretende transformar a Mostra em um congresso de saúde e qualidade de vida para que possa ter uma adesão ainda maior de participantes ainda para 2024”.

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, destacou a importância da atividade para o aprendizado e troca de conhecimentos. “Este evento tem uma temática especifica e enriquecedora para os acadêmicos e referências profissionais da área da saúde aqui presentes. A troca de conhecimentos tem muita relevância no sentido de alcançar o propósito da Universidade de beneficiar a toda população do Norte de Minas e, em especial, os mais humildes e que necessitam desse atendimento e tem dificuldades de acesso, principalmente, à saúde mental.”

O diretor de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Bruno Pinheiro de Carvalho, destacou a importância do evento para o setor. “Essa mostra é extremamente importante para a reflexão sobre a rede de saúde, para que possam ser desenvolvidos estudos, visando a melhoria do atendimento à saúde em Montes Claros e no Norte de Minas. Iniciativas como esta da Unimontes são muito válidas e contribuem para a melhoria da qualidade da assistência oferecida à população”, enfatizou.

Foi realizada a mesa redonda intitulada “Interprofissionalidade e cuidados em saúde: diálogos e transformações”, com mediação pela psicóloga e residente do Programa de Saúde Mental Yasmin Carli da Silva Batista, com a participação da diretora do CCBS, professora Cassia Pérola Braga Pires, e da médica Maria Suzana Marques, mestre em Cuidado Primário em Saúde.

Também estiveram presentes na abertura da mostra os representantes das secretarias municipais de saúde de Montes Claros e de outras cidades do Norte de Minas: o coordenador da Atenção Primária de Taiobeiras, Edmar Rocha Almeida; o diretor de Gestão e Assistência à Saúde de Pirapora, Gilson Paulo Santos Nascimento; a coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Montes Claros e em Saúde da Família e Comunidade de Pirapora, Aline Soares Figueiredo Santos.

Pela Unimontes, participaram ainda: a coordenadora da Residência Profissional em Enfermagem Obstétrica, Sibylle Vogt; o diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HU – Unimontes, Henrique Andrade Barbosa; a coordenadora Geral da Comissão de Residência Multiprofissional – Coremu-HU-Unimontes, Andra Aparecida da Silva Dionizio, e o coordenador da residência Multiprofissional em Saúde Mental de Montes Claros, Ricardo Otavio Gusmão.

Relacionadas

Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18
Unimontes, em parceria com a Fiocruz, realiza estudo sobre teste rápido para a doença de Chagas – Ação faz parte do Projeto Cuida Chagas