NQSB foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e apontado como modelo para 168 hospitais em Minas Gerais

O Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros (HU-Unimontes) lançou, na manhã desta terça-feira (26), o livro que registra a trajetória do Núcleo de Qualidade em Saúde Bucal (NQSB), em evento realizado de forma híbrida, no Pátio e Auditório do HU, reunindo autoridades, profissionais da saúde e acadêmicos.

Fotos: Ascom HU-Unimontes

Desde sua implantação em 2022, o NQSB consolidou-se como referência em odontologia hospitalar, sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde e apontado como modelo para 168 hospitais em Minas Gerais. Com uma equipe de 24 cirurgiões-dentistas em plantões presenciais, o Núcleo oferece atendimento integral a pacientes internados, inclusive em unidades de terapia intensiva, utilizando equipamentos móveis à beira leito. Entre os resultados alcançados, destacam-se a redução de 47% nos casos de pneumonia associada à ventilação mecânica, a diminuição do tempo médio de internação hospitalar e a expressiva economia de recursos públicos. A atuação do NQSB também motivou a inclusão da disciplina de Odontologia Hospitalar na grade curricular do curso de Odontologia da Unimontes.

O superintendente do HU-Unimontes, Iuri Simões Mota, que representou o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou a relevância do Núcleo: “O Núcleo de Saúde Bucal é um grande orgulho para o hospital. Atende pacientes internados, identifica casos que necessitam de intervenção odontológica e promove inovações assistenciais. Hoje comemoramos o aniversário do Núcleo e lançamos um livro com vários artigos que retratam a sua relevância, reunindo profissionais, acadêmicos, preceptores e a equipe administrativa. É motivo de muita alegria para o HU, para a Unimontes e para toda a região”.

A presidente do Núcleo, Zélia Martins Pereira, detalhou a trajetória do projeto e a importância do livro: “É sabido que, apesar de termos o curso de Odontologia, não existiam plantões dentro do hospital dando assistência aos pacientes internados. Hoje isso é uma realidade. Conseguimos integrar a odontologia, a medicina e outras áreas da saúde, oferecendo suporte completo ao paciente que utiliza o SUS. Tivemos apoio da reitoria, da graduação em odontologia e dos técnicos de saúde bucal. Esse livro documenta todo esse trabalho, envolvendo graduação, técnicos e demais parceiros, capacitando profissionais diferenciados e fortalecendo a assistência odontológica hospitalar,” afirma.

Zélia reforçou ainda o reconhecimento do Núcleo em nível estadual e nacional: “Fomos convidados pelo Ministério da Saúde para apresentar nosso trabalho, e também participamos de outros eventos expandindo o nosso conhecimento e mostrando a capacidade dos nossos profissionais que são diferenciados no mercado de trabalho. Mais do que um livro, esta publicação registra nosso compromisso com a educação, a qualidade do atendimento e a excelência no serviço público”.

O dispositivo de honra contou com a presença do superintendente do HU-Unimontes, Prof. Iuri Simões Mota, representando o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; do secretário municipal de Saúde em Montes Claros, Eduardo Luiz da Silva; do presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Dr. Raphael Castro Mota; da coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Dra. Jacqueline Silva Santos; da coordenadora de Odontologia da Secretaria Estadual Regional de Montes Claros, Dra. Denise Silveira; e da coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde Bucal do HUCF, Dra. Zélia Martins Pereira.

O evento incluiu cerimônia de abertura, depoimentos e apresentação de resultados, consolidando oficialmente a trajetória do NQSB e reforçando seu papel como marco na institucionalização da odontologia hospitalar como política pública.

O evento incluiu cerimônia de abertura, depoimentos e apresentação de resultados, consolidando oficialmente a trajetória do NQSB e reforçando seu papel como marco na institucionalização da odontologia hospitalar como política pública. Durante a programação houve ainda apresentações culturais, com a banda de música do 55º Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira de Montes Claros, shows da cantora Evelyn Soares e do pianista Kleber Borges, além de apresentação artística do músico Pedro Boi.

Fotos: Ascom HU-Unimontes

Relacionadas

CINTECS: Unimontes firma termo de cooperação com o Codanorte
Startup incubada na Inemontes colabora para devolver qualidade de vida a pessoas que sofrem mutilação facial devido ao câncer
Capes destaca papel estratégico da Unimontes na formação de mestres e doutores durante III Workshop de Integração da Pós-Graduação
“Projeto Cartas” da Unimontes promove alfabetização e encerra atividades com integração em Pirapora
Últimos dias das exposições “Ventos Ancestrais” e “Decomposição” no Museu da Unimontes
Unimontes recebe pedidos de pré-matrículas em disciplinas do curso de Espanhol: prazo vai até quinta-feira