O Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, teve um momento festivo nesta sexta-feira (16/08), comemorando os bons resultados de um serviço que garante a melhor assistência aos pacientes internados. Foram comemorados os dois anos dos Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal para Pacientes Internados (NQSB).

A solenidade, realizada no auditório do hospital, contou com a presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde, Jacqueline Silva, e da secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta. Contou ainda com a participação de Mirna Rodrigues Costa Guimarães, integrante dos Grupos Condutores das Redes de Urgência e Emergência, Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde; e do superintendente do Hospital Universitário, Iuri Mota Simões.

Na oportunidade, o professor Wagner de Paulo Santiago, destacou a relevância do Núcleo de Saúde Bucal nos cuidados com os pacientes internados. “Temos aqui um serviço inovador na humanização e na melhoria da assistência aos pacientes internados. Foi um serviço que, a partir de uma ideia, começou pequeno e cresceu. Hoje, a iniciativa serve como modelo, seguida por outros hospitais do estado”, afirmou o reitor da Unimontes.

A coordenadora do Núcleo Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal para Pacientes Internados, a cirurgiã-dentista Zélia Martins Pereira, enalteceu os bons resultados do serviço, implantado no Hospital Universitário em 2022. “Temos muito a comemorar o nosso serviço mostra que as políticas públicas estão dando certo”, avalia Zélia Martins.

De janeiro a julho deste ano, foram realizados realizados 15.624 procedimentos de higienização e distribuídos, gratuitamente, 590 kits de higiene pessoal para os pacientes internados.

A coordenadora ressaltou que, ao longo de dois anos, foram vários desafios superados e avanços alcançados pelo NQSB). O hospital conta com 12 residentes do Programa de Residência em Saúda da Família. Duas vezes por semana, eles atuam em plantões presenciais no Hospital Universitário, realizando o atendimento gratuita aos pacientes internados.

Zélia Martins destaca que o NQSB cumpre seus principais objetivos: a redução das pneumonias em pacientes intubados, a diminuição de óbitos, bem como a redução do tempo das internações e dos custo das internações. Em setembro próximo, anuncia, o Hospital da Unimontes vai ampliar a assistência odontológica, com a implantação de um atendimento voltado para pacientes especiais.

Ainda durante o evento a secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, destacou a importância do cuidado com a saúde bucal oferecido pelo Hospital da Unimontes junto aos pacientes internados. Ela lembrou que o Hospital Universitário Clemente de Faria é a única unidade hospitalar de Montes Claros que oferece atendimento gratuito, 100% por conta do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Hospital Universitário atende muito além de sua capacidade. Falo isso para o Governo do Estado: nós temos que investir no HU por causa do potencial hospital, principalmente, de recursos humanos”, afirmou Dulce Pimenta, enfatizando que o Hospital da Unimontes serve como exemplo toda a rede de hospitais conveniados ao SUS na macrorregião do Norte de Minas.

Palestras e atividades gratuitas.

A comemoração dos dois anos do Núcleo de Saúde Bucal do HU Unimontes foi marcada ainda palestras sobre cuidados com a saúde diversas atividades voltadas gratuitamente para pacientes internados e visitantes.

No pátio do hospital, aconteceram desenvolvidas atividades interativas com os pacientes internados e visitantes, com ações voltadas aos cuidados com a saúde. Entre as atrações, foram realizados o Big Fone”, com brindes de profilaxia, e a “Patrulha da Alegria”, dedicada a proporcionar momentos de diversão para os pacientes.

Foram montadas tendas de saúde, oferecendo orientações e serviços variados, como auriculoterapia (técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos) e cortes de cabelo.

Relacionadas

Curso de Música da Unimontes encerra semestre com palestra e show da Camerata de Violões
Unimontes Realiza Evento ‘Negritudes e Ancestralidades’ no Mês da Consciência Negra
Unimontes apóia municípios na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância
Inemontes recebe certificação CERNE para ambientes de inovação
HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI