Aspecto da solenidade de recepção aos novos residentes do hospital da Unimontes, na manhã dessa terça-feira (Alex Sezko)

O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, iniciou nesta semana as atividades para sua nova turma de residência médica. A recepção aos residentes aconteceu na manhã dessa terça-feira (1º), no auditório do próprio HU, com as presenças do diretor de Desenvolvimento Acadêmico Cássio André de Souza Vieira e do coordenador geral dos programas de residência, Divino Urias Mendonça.

Esta turma conta com 15 profissionais das áreas de anestesiologia (1), cirurgia geral (1), clínica médica (4), ginecologia e obstetrícia (4) e pediatria (5).

“A importância dos programas de Residência Médica do Hospital da Unimontes é de abrangência regional, tendo em vista que os profissionais prestam serviços não apenas na unidade, mas também em outras casas de saúde do município e da região”, observou Cássio André Vieira.

Por sua vez, o professor Divino Urias fez a apresentação do histórico do setor de Residência Médica no HU e ressaltou sua importância “como instrumento para a melhor qualificação dos recursos humanos nos mais diversos setores da saúde coletiva”. Participaram do encontro o diretor clínico Romildo D´Angelis, o diretor administrativo Roberto Rodney Ferreira Júnior e o representante dos médicos residentes, Edmundo Rocha de Oliveira Júnior.

NÚMEROS

Com a aprovação de mais 18 bolsas em Pró-Residência em Medicina de Família e Comunidade e outras duas para Geriatria junto aos ministérios da Saúde e Educação, ao final do ano passado, o hospital-escola da Unimontes chega à marca de 116 residentes em seus programas de Residência Médica e Multiprofissional. No entanto, essas novas bolsas ainda serão preenchidas através de processo seletivo.

Atualmente, estão em atividade na residência do HU 57 médicos (Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Anestesiologia, Cirurgia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Neonatologia e Medicina Família e Comunidade), 16 cirurgiões-dentistas e 16 enfermeiros. No Norte de Minas, a Unimontes oferece a residência multiprofissional no Hospital Municipal de Januária, na área de Medicina de Família e Comunidade, com um médico, três cirurgiões-dentistas e três enfermeiros.