Por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), a Universidade Estadual de Montes Claros realiza na próxima quinta-feira (1º/12), uma campanha de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O evento começa às 8 horas, com programação até as 17 horas, em frente ao Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan).

No primeiro momento, haverá distribuição de laços vermelhos, símbolo de solidariedade e de comprometimento da luta mundial contra a Aids, além da cessão de preservativos, panfletos e abordagens de orientação aos pacientes do HUCF, servidores e população em geral.

Os trabalhos serão conduzidos pelos que médicos Cláudia Biscotto, Letícia de Melo Mota, Luciano Freitas Fernandes, com a participação direta das técnicas de Enfermagem Aulenita Moreira Silva, Maria Irani Santana, Lucinéa Lopes Vieira, Simone Lopes Ribeiro.

“Nas ações previstas para esta quinta-feira, vamos fortalecer também a importância dos testes rápidos de HIV, realizados gratuitamente na Policlínica do Bairro Alto São João, junto ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)”, afirma Maria Salette Mendonça, enfermeira e coordenadora do Serviço Assistencial de Especialidade (SAE), do HUCF, que também conduzirá as ações na próxima quinta-feira.

NOVA AÇÃO

Na mesma data haverá, ainda, uma campanha para a doação de alimentos não perecíveis, cuja renda será revertida ao Grupo de Apoio à Prevenção e ao Portadores de Aids (Grappa – Montes Claros). E para o dia 10/12, a programação prevê uma caminhada, como uma ação de alerta sobre os riscos das DSTs/Aids. O local e o horário serão divulgados nos próximos dias.

REFERÊNCIA NO TRATAMENTO

O HUCF é referência regional no atendimento às pessoas soropositivas. Atualmente, são 170 pacientes em atendimento por mês pela equipe médica, sendo que 850 portadores da síndrome da imunodeficiência resgatam medicamentos no Caetan. A unidade presta serviço a 301 pacientes cadastrados de Montes Claros e de outras cidades do Norte de Minas. Em tratamento, na maior cidade do Norte de Minas, são 845 pessoas cadastradas no SAE. O número de evasão e abandono é alto. Chega a 217 pessoas. No Norte de Minas, Janaúba e Pirapora são as demais referências na distribuição de medicamentos – além de Montes Claros.

O “Teste Rápido” é um método eficaz e simples para o diagnóstico de HIV, possibilitando o maior acesso e adesão dos usuários. Profissionais capacitados são responsáveis pelo serviço, com a prestação de uma assistência integral e de qualidade. Em Montes Claros, o status sorológico é realizado no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (CERDI), localizado no CTA. O interessado deve levar um documento com foto e cartão SUS.

SAE – Centro de Especialidades Médicas Tancredo Neves
Caetan/HUCF Unimontes