– São 131 profissionais nas diversas áreas –

Os residentes médicos que iniciam as atividades no primeiro semestre de 2019 foram recepcionados em evento, na manhã desta sexta-feira (1º/3), pela coordenação dos Programas de Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). São 87 profissionais de 10 especialidades, que foram aprovados em processo seletivo realizado ao fim de 2018.

À tarde, a partir das 14 horas, o HUCF recepcionará mais 45 profissionais dos programas de residência nas áreas de Enfermagem Obstétrica, Saúde da Mulher, Enfermagem, Psicologia e Odontologia.

Na abertura do evento, o coordenador das residências médicas, professor Divino Urias Mendonça, exaltou a importância do compromisso de cada profissional durante o processo de aprendizado. Segundo ele, a recepção é estratégica, como uma espécie de acolhida aos novos residentes para apresentar as diretrizes, cronograma de atividades e, ainda, oferecer todas as informações relativas aos cursos de residência, além das normas, regimentos e demais dados que vão nortear a atuação no âmbito das residências pelos próximos dois anos.

“É um honra que o HUCF seja escolhido para completar a formação destes profissionais. A residência exige esforço, dedicação e trabalho”, explicou Divino.

CHAMAMENTO

O reitor da Unimontes Antonio Alvimar Souza, ao se dirigir aos residentes, fez um chamamento para uma reflexão a respeito das mudanças ocorridas na sociedade, sobre as dificuldades encontradas no mercado de trabalho e a importância do papel de cada profissional em relação à saúde pública.

Residentes manha fev2019

“A partir de agora, vocês ingressam como residentes numa instituição pública, com carências e dificuldades. Como hospital-escola, o HU possui profissionais compromissados com as pessoas, diariamente, a maioria delas ainda sofridas e vulneráveis e que necessitam ser acolhidas de forma humana”, concluiu.

Ao cumprimentar os novos residentes, a superintendente do Hospital da Unimontes, Príscilla Izabella Fonseca de Menezes, ressaltou a importância da instituição como hospital de ensino, com atendimento 100% via SUS, com abrangência em 86 municípios da região.

Sec Saude FEV2019“Importante ressaltar esta vontade dos médicos em ampliar a formação profissional no segmento da saúde pública. Com toda a nossa equipe, vocês se aperfeiçoarão como profissionais e pessoas. Gostaria de convocá-los para que sejam parceiros na melhoria dos processos e serviços voltados para a população”.

SAÚDE PÚBLICA

Presente ao evento como representante do Município, a secretária de Saúde, Dulce Pimenta Gonçalves, destacou a importância das residências do HUCF para a formação de profissionais, especialmente com vocação para o SUS. “Agradeço a Unimontes pela qualidade dos seus programas de formação na área de saúde e pela comprovada qualificação profissional de seus residentes. A expectativa é que tenhamos mais pessoas atuando na saúde pública do município e de toda região”.