Com o objetivo de buscar soluções conjuntas para melhor qualificar os serviços de saúde oferecidos à população local e da macrorregião Norte de Minas, o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), Iuri Mota Simões, reuniu-se, na segunda-feira (14/04), com o secretário Municipal de Saúde de Montes Claros, Eduardo Luiz da Silva, e o procurador-geral do Município, Danilo Soares de Oliveira. O encontro, que também teve a presença de membros da direção do HUCF, começou por volta das 18h e se prolongou por duas horas na sala de reuniões da Superintendência da unidade vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Entre os assuntos tratados, houve ênfase na contratualização dos serviços de Saúde, na sustentabilidade da rede hospitalar e nos desafios enfrentados pelo HUCF, considerado estratégico para o atendimento de média e alta complexidade na região.

Pagamento em dia

Iuri Mota Simões apresentou um panorama da atual estrutura do HUCF, que atende a todos os 86 municípios da Macrorregião Norte de Minas. “Somos um hospital mantido pelo Estado de Minas Gerais, que garante o pagamento dos nossos servidores, o que já representa um diferencial frente a outros prestadores”, frisou o superintendente que, no entanto, reconheceu a existência de um déficit histórico de pessoal na unidade da Unimontes. “Hoje, precisaríamos de pelo menos 700 novos servidores para alcançar o funcionamento ideal dos nossos 157 leitos e garantir o pleno atendimento das nossas referências regionais”, explicou.

Ele também lembrou os esforços conjuntos feitos em anos anteriores com a Prefeitura de Montes Claros. O objetivo era mitigar os impactos da escassez de profissionais e otimizar os processos internos. Iuri Mota ainda fez questão de pontuar que “essa reunião representa mais um passo importante, no sentido de consolidar parcerias e fortalecer o papel do HU como centro de referência da saúde pública na região”.

Alinhamento

Já o secretário de Saúde destacou a importância de alinhamento técnico e jurídico para a concretização de acordos destinados a produzir resultados assistenciais e satisfação do usuário dos serviços públicos de saúde.

“É muito importante fortalecermos a parceria entre o município e o Hospital Universitário para que possamos ser mais resolutivos e atender melhor a população”, pontuou Eduardo Luiz da Silva. Segundo ele, o trabalho conjunto beneficia especialmente a comunidade, “que passa a contar com um serviço de saúde mais qualificado, acessível e eficiente”. Para o titular da pasta de Saúde, o crescimento do HUCF representa avanço para toda a rede assistencial local e macrorregional.

Compromisso

Enquanto Danilo Soares de Oliveira reforçou o compromisso da atual gestão municipal com a legalidade e a viabilidade técnica dos projetos. Ressaltou que a Procuradoria-Geral de Montes Claros está empenhada em construir soluções jurídicas que permitam o avanço de propostas voltadas ao fortalecimento do HUCF, por meio do respeito aos limites legais, mas com sensibilidade à urgência das necessidades apresentadas.

Os participantes do encontro aplaudiram a relevância do diálogo entre as esferas municipal e estadual, que, na visão deles, sinaliza o compromisso dos envolvidos com o fortalecimento do sistema de saúde, a partir de eficiência, qualidade e humanização do atendimento.

Relacionadas

Corrida “Eles com Elas pela Vida” reúne mais de 600 inscritos e mobiliza Hospital Universitário da Unimontes em defesa da saúde e valorização da vida
Museu da Unimontes divulga exposições para outubro
Liga de Processo Penal e Criminologia da Unimontes faz campanha por adolescentes em medida socioeducativa
Unimontes adquire, via Fapemig, robô de pipetagem de última geração que garante automação laboratorial
Presidente da Fapemig anuncia aprovação de Centro de Excelência de Pesquisa em Saúde na Unimontes
Inscrições para Vestibular Próprio da Unimontes terminam hoje