Durante o ano de 2011, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), passou por um processo de mudanças de gestão e inovações, melhorando ainda mais a qualidade da assistência à população regional. A unidade também trabalha com um planejamento estratégico, visando a implementação de novas ações em 2012.
O balanço do trabalho de 2011 e o planejamento estratégico foram discutidos durante encontro entre a diretoria do HUCF e o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, na última sexta-feira (30/12). Estiveram presentes o superintendente do Hospital, José Otávio Braga Lima; e os diretores Roberto Rodney Ferreira (Administrativo) e Carlos Eduardo Pereira Queiroz (Assistencial). Na oportunidade, foi feita uma avaliação do crescimento do Hospital, que alcançou mais de 450 mil procecimentos em 2011.
O professor João dos Reis Canela destacou que a avaliação do trabalho HUCF no último exercício é extremamente positiva. “Enfrentamos muitos desafios. Mas, contamos com uma equipe de gestores e colaboradores competentes, que adquiriu a confiança, prestando serviços dentro do nível de excelência, de forma humanizada. Portanto, compartilhamos os bons resultados com a diretoria e todos os nossos colabores do HUCF”, assegurou o reitor.
O superintendente José Otávio Braga Lima ressalta que o hospital apresentou um crescimento sustentável, obedecendo a um planejamento estratégico, discutido com todos os gerentes e coordenadores. “Superamos os 450 mil procedimentos no ano de 2011, registrando mais de 8 mil internações, dois mil partos e quatro mil cirurgias. Isso tudo só foi possível graças ao envolvimento de todos os colaboradores do hospital, que souberam superar as dificuldades com empenho e coragem”, observou.
Por sua vez, o diretor assistencial, Carlos Eduardo Pereira Queiroz, salienta que 2011 foi um ano de muitas realizações. “A família HUCF cresceu com a contratação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem e em radiologia. Isso só fez melhorar a qualidade da assistência prestada à população de Montes Claros e região”, disse.
Outras mudanças ocorridas no Hospital Universitário foram as criações das Diretorias de Enfermagem e de Desenvolvimento Acadêmico. Para a diretora de Enfermagem, Mirian Alves Faustino Mendes, a criação da diretoria trouxe mais visibilidade e independência à equipe de enfermagem. “Tivemos uma maior participação na tomada de decisões e um maior reconhecimento do nosso papel perante a equipe multiprofissional. Estamos em um processo de redefinição de papéis da coordenação, supervisores e enfermeiros assistenciais no intuito de reorganizar a nossa prática assistencial e administrativa”, avalia.
Já a criação da Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico trouxe benefícios para os processos de ensino-aprendizagem, pesquisa e prática acadêmica dentro do HUCF. “Disseminamos o acesso ao Portal Capes a todos os colaboradores do hospital, conseguimos a criação da primeira residência médica em Urgência e Emergência de Minas Gerais com financiamento da Secretaria Estadual de Saúde, implantamos o grupo de pesquisa de Gestão em Saúde além de iniciarmos a primeira turma de doutorado em Ciências da Saúde”, salientou o diretor Cássio André de Sousa Vieira.
Os processos administrativos também foram organizados por meio da diretoria administrativa. “Nesse ano reorganizamos os processos de armazenamento, manutenção predial e biomédica, reorganizamos a nossa equipe terceirizada, repactuamos a prestação de serviços ao usuário do SUS, além da construção do novo bloco administrativo”, afirma Roberto Rodney Ferreira Júnior, diretor administrativo do HUCF.
Crescimento da infraestrutura
Estão sendo implementadas no Hospital Universitário Clemente de Faria diversas obras de reforma e ampliação da infraestrutura física, visando oferecer mais conforto e comodidade para os servidores e usuários. Estão previstos investimentos da ordem de R$ 3 milhões para a conclusão do Bloco B, com a implantação de 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 clínicas, além da reforma do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Farmácia, Ultrassonografia e serviços, além da capela ecumênica.
A parte administrativa do HUCF contará com novas instalações no Bloco E, cuja inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2012. O novo bloco vai abrigar a Superintendência, Diretorias e Gerências, os setores de Almoxarifado, Manutenção Predial e Biomédica, a sede da AVAHU (Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário) e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
Também serão criados novos leitos e ambientes de descanso e médicos e enfermeiros. Por outro lado, já estão em andamento as obras da Casa da Gestante (bloco J), que será um ambiente acolhedor e aconchegante para as gestantes de outros municípios que são encaminhadas para o HUCF. A casa terá capacidade para o acolhimento de 10 mulheres, dispondo de três suítes, duas salas, um consultório ginecológico, um posto de enfermagem, cozinha e vestiário.