A Diretoria de Desenvolvimento Acadêmico, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) realizou, nessa quinta-feira (2/10), o Treinamento de Acolhimento para acadêmicos de Medicina e Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A atividade foi desenvolvida no auditório “Sabedoria e Humildade” para 71 alunos.

“Essa ação é importante para que possamos repassar os principais tópicos de convivência e ambientação no HUCF. Os alunos irão vivenciar o hospital na sua totalidade. Depois do repasse de conteúdo – missão, visão e valores –, fizemos uma visita técnica aos locais de atividades”, afirma o diretor de Desenvolvimento Acadêmico, Roberto Rodney.

Daniela Alves Flecha, da Coordenadoria de Apoio à Pós-Graduação, ponderou sobre acesso dos estudantes, uso correto do crachá, tratamento aos colegas e servidores do HUCF. “Objetivamos que o aprendizado de hoje promova a maior integração entre a equipe de saúde”, afirma.

A pós-graduação em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado), oferecida no HUCF, conta com 101 profissionais. Foram divulgadas as pesquisa do HUCF, as áreas e subáreas. De acordo com Cristiane Vieira da Silva, da Coordenadoria de Apoio à Pesquisa, estão sendo repassadas as informações detalhadas para os alunos. “Aos poucos, eles assimilam os conteúdos. O Manual do Acadêmico ajuda neste sentido, pois apresenta um resumo das principais atividades do HUCF”, afirmou.

NORMAS

Roberto RodneyMirna de Souza, Gerente de Clínicas, alertou os estudantes sobre a responsabilidade com prontuários e a documentação de pacientes. Esclareceu também sobre os leitos da unidade, clínicas e atendimento multiprofissional. “Como estão chegando ao hospital, precisam ter conhecimento sobre as normas de segurança. Como devemos lidar com a documentação do paciente. O HUCF conta com 1,3 mil servidores e 172 leitos”, descreve.

A enfermeira Karla Oliveira, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), chamou a atenção sobre as diretrizes da NR32, que tem por finalidade estabelecer regras básicas de proteção à segurança e à saúde dos envolvidos dos serviços de saúde. O SCIH realiza atividades de vigilância epidemiológica e microbiológica, investigações e controle de surtos, monitoramento do uso de antimicrobianos e acompanhamento dos profissionais vítimas de acidentes com material biológico.

“Toda pessoa que entra no hospital deve ter ciência do uso correto dos equipamento de proteção individual (EPIs), do jaleco e calçados – lembramos queo jaleco é restrito às áreas assistenciais -, uso de máscaras, cabelos e assessórios e vestuário. Todos devem ficar atentos, tomar as vacinas de prevenção. Todo cuidado é essencial”, descreveu.

ESTRUTURA DO HUCF

O Hospital Universitário Clemente de Faria conta com 1.243 profissionais estatutários, 267 terceirizados, 41 estagiários e 775 acadêmicos – totalizando 2.326 pessoas. O HUCF é certificado como Hospital-Escola desde 2005. A unidade dispõe de um centro de ensino onde desenvolve aulas e pesquisas, com cursos de residência médica, multiprofissional e especialização. Ao todo, são 164 vagas que produzem conhecimento, promovem e constroem histórias e descobertas. Por ano, passam pelo HUCF, em média, 400 estudantes de diversos cursos de graduação da área de saúde da Unimontes.