O Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Unimontes, foi um dos participantes do 2º módulo do curso de “Gestão de Processos e Qualidade”, realizado na última semana, em Montes Claros. A iniciativa, que faz parte do Programa de Atualização para Gestores da Saúde (PROAGS), teve a coordenação da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas).
Durante a programação do curso, a superintendente do HUCF, Priscilla Izabella Fonseca de Menezes, apresentou um “case” sobre o “Processo de Qualidade” implantado no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). As ações foram conduzidas pela equipe do Escritório da Qualidade, criado em 2009.
Segunda ela, evento teve como proposta “levar aos gestores o conhecimento sobre boas práticas de gestão, com foco na qualidade e em resultados e com vistas às melhorias contínuas dos processos organizacionais”.
O Escritório de Qualidade do HUCF é responsável por gerir e assessorar todas as áreas em relação às ferramentas de gestão, como mapeamento de processos, análise crítica de indicadores, elaboração de documentos, realização de auditorias internas, entre outras funções, visando proporcionar um ambiente mais seguro para pacientes e servidores.
COMO
Desde a criação, a equipe formada por gerente, duas enfermeiras, uma médica e um auxiliar administrativo desenvolve ações relacionadas a programas de segurança do paciente, diagnóstico organizacional, avaliações e acompanhamentos de melhoria dos processos, atualização do Mapa Estratégico e auditorias internas.
Também são realizadas atividades relacionadas ao gerenciamento de riscos, implantação de metas de segurança dos pacientes, instituição de protocolos clínicos, capacitações em ferramentas de qualidade e auditorias de prontuários, dentre outras.
Na oportunidade, os participantes do curso conheceram as principais características do hospital de ensino, pesquisa e assistência da Unimontes, único em Montes Claros com prestação de atendimento 100% SUS, referências de atendimento, serviços oferecidos, número de procedimentos realizados, além de projetos e programas desenvolvidos.