Dentro das comemorações pelo mês do aleitamento materno, a Maternidade Maria Barbosa, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes), promoveu, nesta sexta-feira (18/8), uma tarde de homenagens às mães doadoras de leite, que contribuem com o estoque do Posto de Coleta. A unidade foi implantada há 18 anos, e, atualmente, dispõe em média 30 litros de leite por mês, utilizados para alimentar os recém-nascidos internados no berçário e UTI Neonatal.

Durante a homenagem, estiveram presentes cerca de 40 voluntárias, que foram recebidas pela equipe da Maternidade e Diretoria, num momento de reconhecimento pelo ato solidário de alimentar os pacientes neonatais.

O evento contou com apresentações musicais, entrega de brindes e lanche especial. As mães doadoras ainda foram agraciadas com um “Diploma de Doadora”, em agradecimento à prática voluntária, que ajuda a salvar vidas. As doadoras também foram surpreendidas com as atividades do Projeto Terapia da Beleza, que ofereceu cortes de cabelo e produção de maquiagem, uma contribuição para melhorar a autoestima e o bem-estar das mães.

“O Hospital Universitário, como Hospital Amigo da Criança, apoia e incentiva o aleitamento materno e reconhece as ações praticadas pelas mães doadoras em prol dos recém-nascidos internados na instituição. Recebam o nosso carinho e a nossa gratidão pelo gesto nobre de amor e doação”, ressaltou a diretora de Enfermagem, Fernanda Marinela Canário.

Incentivo

A Maternidade Maria Barbosa do HUCF tem 30 leitos e realiza cerca de 180 partos por mês. A instituição é certificada com o título de Hospital Amigo da Criança pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Ministério da Saúde devido às práticas de estímulo à amamentação.

O “Agosto Dourado” é símbolo do incentivo ao aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, que pode se estender até os dois anos de vida da criança. O tema deste ano “Trabalhar Juntos para o Bem Comum”, que destaca a importância da atuação da sociedade e dos profissionais da saúde para superar os desafios encontrados na promoção e apoio ao aleitamento.