O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é integrante do Projeto “Apice On”, do Ministério da Saúde. A iniciativa propõe a qualificação de pessoal para a atenção obstétrica neonatal em 95 hospitais de ensino, universitários e que atuam como unidade auxiliar de ensino no âmbito da “Rede Cegonha”.

 

A solenidade de lançamento do programa, realizada no dia 17 de agosto, em Brasília, contou com a participação do diretor administrativo do Hospital Universitário da Unimontes, Márcio Antônio Alves Veloso, que ressalta a importância da parceria com o Ministério da Saúde. “O projeto vem confirmar, mais uma vez, a vocação do Hospital Universitário para a promoção da assistência obstétrica e o cuidado materno-infantil, de forma a nos manter sempre atualizados às técnicas e práticas de atenção à vida, com alto nível de humanização e qualidade”, enfatiza o diretor administrativo do HUCF.

O projeto “Apice On” visa potencializar a parceria entre o Ministério da Saúde, os hospitais de ensino e as instituições formadoras vinculadas a estes serviços, como forma de fortalecer o papel dos diferentes atores como agentes de cooperação nas áreas obstétrica e neonatal. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é “qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais, por meio de um modelo baseado em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos”.

Ainda conforme o Ministério, a iniciativa “visa contribuir com a implementação de práticas de cuidado baseadas em evidências científicas, nos direitos e nos princípios da humanização, como forma de disponibilizar um conjunto de práticas formativas de atenção e gestão capaz de produzir impacto em toda a rede de serviços”.

TREINAMENTO

O Hospital Universitário Clemente de Faria está inserido no projeto por intermédio da Maternidade Maria Barbosa. Entre esta terça-feira e a próxima quinta-feira – dias 29 a 31/8 –, em Belo Horizonte, a gerente da maternidade do HUCF, Verônica Isabel Veloso, participará das oficinas do projeto voltadas para a capacitação dos mediadores que vão atuar nos hospitais e maternidades parceiras.

A Maternidade Maria Barbosa conta com 30 leitos e realiza uma média de 180 partos por mês. Em 2016, foram realizados 1.695 partos na instituição, que é certificada com o título de Hospital Amigo da Criança pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Ministério da Saúde devido às práticas de estímulo à amamentação.

A unidade do HUCF é referência regional em gravidez de alto risco, inclusive para pacientes HIV positivos, e conta com um ambulatório com assistência clínico-ginecológica, pré-natal, atenção ao puerpério, climatério, mastologia, planejamento familiar, ambulatório de assistência às vitimas de violência sexual e serviço de prevenção de câncer ginecológico. Também se destaca por oferecer serviços numa perspectiva docente-assistencial, integrando os cursos médico, de enfermagem e residências médicas em Ginecologia/Obstetrícia, Multiprofissional Saúde da Família (médico e enfermeiro) e Pediatria.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia