Ele destacou a importância da espiritualidade como elemento constitutivo do ser humano
O Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, recebeu, segunda-feira (8/04), a visita do arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos. Ele esteve acompanhado do padre Sérgio Silva Rocha, das agentes da Pastoral da Saúde Maria dos Reis Ribeiro Dias e Solange Lima Barbosa, e da representante da Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário Maria da Soledade de Oliveira Silva.
Dom José Carlos reconheceu a importância do trabalho do Hospital Universitário na vida da população mais necessitada. “O Hospital Universitário da Unimontes atende um público muito especial para Deus, que são os mais pobres, os mais carentes, os mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social e isso é o certo. Deus vai ajudar mais quem se ocupa dos pequenos do mundo. Certamente, há uma multidão de gente que ou tem esse hospital, ou não tem nada, ou não tem onde bater”, disse.
“Aqui percebemos o amor que vocês servidores possuem pela vida do próximo e que apesar de ser uma casa “da doença”, é querer gerar vida, criar condições para que todo mundo possa estar aqui seja acolhido e tenha condições de sair livre e curado”, completou o arcebispo.
Ele também lembrou que a espiritualidade é um ingrediente, é um elemento constitutivo do ser humano e o respeito. “Cuidar do ser inteiro é cuidar também da sua dimensão espiritual, dependente como você gera. Por isso, é muito importante o trabalho do reconhecimento mesmo das outras religiões. Eu tenho que respeitar o evangélico, o espírita, o umbandista. Porque isso também precisa do cuidado espiritual que a religião inteira é capaz de oferecer”, ressaltou
O arcebispo e os convidados foram recebidos pela diretora Administrativa do HU Unimontes, Denise de Oliveira Lima, que representou o superintendente do Hospital, professor Iuri Simões Mota, na sala de reuniões da superintendência. “Recebemos com muita alegria a visita do arcebispo. É preciso se pensar na questão da espiritualidade enquanto saúde. Ela faz parte, e às vezes as pessoas esquecem disso. Então, independente da fé que cada um oferece, é extremamente importante esse cuidado, esse olhar mesmo”, declarou Denise Lima
A reunião também contou com as presenças do diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HU Unimontes, Henrique Andrade Barbosa; e de outros integrantes da equipe admirativa e gerencial da unidade: Mirna aparecida Mendes de Souza (Gerência de Clínicas), Shirley lusmar Barbosa (Governança e Hotelaria), Kelly Cristina Alencar Soares de Souza (Urgência e Emergência) Shirley Lusmar Barbosa (Governança e Hotelaria) e Athila Victor Ponciano Aguiar (assessor jurídico).
Foram apresentadas as áreas de atendimento do hospital.
Ficou definido que será celebrada uma missa aos domingos, às 16h, no Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência ao Idoso (Crasi), do Hospital Universitário HU Unimontes.
Voluntariado HU Unimontes
O trabalho da Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário é voluntário e de acolhimento dos pacientes que vêm de outras cidades. A equipe é formada por mulheres já aposentadas. Fazem parcerias para envio de kits de enxoval, higienização, remédios contribuíram com a Escolinha, tem bazar e, através dele, fazem muitas doações também.
As voluntárias relataram que alguns pacientes que não tem acompanhante e só tem a visita dessas pessoas.