O Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, é uma das instituições realizadoras do 1º Seminário Materno-Infantil da região Macro Norte. O evento será realizado na segunda-feira (11/2), entre 13 e 18 horas, no auditório das Faculdades Santo Agostinho. Dentre os objetivos, promover uma discussão multidisciplinar relacionada às boas práticas em obstetrícia com ênfase nas diretrizes do projeto “Apice On” (responsável por promover qualificação da atenção obstétrica e neonatal).

A programação é voltada para médicos, enfermeiros, residentes e equipes multiprofissionais da rede materno-infantil do Norte de Minas, com palestras e mesas redondas. Dentre os temas relacionados estão: “Os avanços do Apice On em Montes Claros”, “Boas Práticas para o Parto Seguro e Nascimento Saudável”, “Fórum Perinatal” e “Comitê materno- infantil” e “Rede de Atenção à Violência contra a Mulher”.

“Apice On”

O Hospital Universitário, por meio da Maternidade Maria Barbosa, é integrante do Projeto “Apice On”, que tem como proposta potencializar a parceria entre o Ministério da Saúde, os hospitais de ensino e as instituições formadoras vinculadas a estes serviços no fortalecimento do papel de diferentes atores como agentes de cooperação nas áreas obstétrica e neonatal.

Outra meta é contribuir com a implementação de práticas de cuidado baseadas em evidências científicas, direitos e nos princípios da humanização, como forma de disponibilizar um conjunto de práticas formativas de atenção e gestão capaz de produzir impacto em toda a rede de serviços.

Maternidade Maria Barbosa

A Maternidade Maria Barbosa (HUCF) possui, atualmente, 30 leitos. A instituição é certificada com o título de Hospital Amigo da Criança pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Ministério da Saúde, em especial pelas práticas de estímulo à amamentação.

Como resultado deste esforço, o Hospital da Unimontes conquistou os títulos de Amigo da Criança (2000), Maternidade Segura (2001), Menção Honrosa do Galba de Araújo (2004), Credencial Gestante de Risco (2005), Prêmio Galba de Araújo (2006), e se consolidou como referência na Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento no Brasil.

Também é referência regional em gravidez de alto risco, inclusive para pacientes HIV positivos e portadores de AIDS, e conta com um ambulatório com assistência clínico-ginecológica, pré-natal, atenção ao puerpério, climatério, mastologia, DST/AIDS, planejamento familiar, ambulatório de assistência às vitimas de violência sexual e serviço de prevenção de câncer ginecológico.

Outro diferencial está na oferta de serviços numa perspectiva docente-assistencial, integrando os cursos médico, de enfermagem e residências médicas em ginecologia/obstetrícia, multiprofissional em saúde da família (médico e enfermeiro), enfermagem obstétrica e pediatria.

1º Seminário Materno- Infantil da região Macro Norte
Data: 11 de fevereiro