Objetivo é revitalização das áreas externas, refletindo na melhoria do visual e na humanização do ambiente

A humanização em um hospital não se restringe apenas no acolhimento e no tratamento dos pacientes. Também se estende ao visual do ambiente. Com essa consideração, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HU – Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, teve um momento marcante nesta quinta-feira (25/04): foi realizada a assinatura da ordem de serviço para implantação do projeto de paisagismo do hospital., que, com a intervenção, ganhará uma nova fachada. As obras,  orçadas em R$ 272,7 mil, deverão ser concluídas até agosto próximo.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço, realizada no auditório do hospital, foi presidida pelo reitor em exercício da Unimontes, professor

Dalton Caldeira Rocha. Participaram o superintendente do HU – Unimontes, Iuri Simões Mota, juntamente com os diretores da unidade – Denise  Oliveira Lima (Administrativa), Suelen dos Santos Ferreira (Enfermagem) e Henrique Andrade Barbosa (Desenvolvimento Acadêmico),  além de autoridades,  professores e servidores técnico-administrativos e convidados.

O reitor em exercício enfatizou o esforço conjunto dos servidores para a concretização das obras que não apenas revitalizarão, mas também humanizarão o atendimento hospitalar. “O paisagismo vai representar um impacto visual. Acho que nesse sentido a gente pensa na qualidade do atendimento e também na condição de nos sentirmos em um ambiente que nos acolhe, um ambiente que nos faz bem. Isso faz parte, é importante, tanto a questão das nossas relações, mas também do espaço que temos”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha.

“O compromisso com a humanização não é apenas uma declaração de intenções, mas sim uma realidade concreta que permeia todas as esferas de atuação do Hospital Universitário da Unimontes”, assegurou o reitor em exercício. “A ordem de serviço do paisagismo marca mais um passo significativo nessa jornada contínua em direção a um atendimento de saúde cada vez mais humano e integral”, completou.

“Este é um momento de muita alegria para todos. Acho que é extremamente importante anunciarmos coisas boas e que vão trazer melhorias do ambiente para nossos colaboradores e pacientes, beneficiando toda sociedade. As melhorias estão sendo possíveis, graças à toda equipe do hospital”, enfatizou o superintendente do HU Unimontes, Iuri Simões Mota.

Parte da nova fachada principal do Hospital Universitário da Unimontes com a subestação de tratamento (Avenida Cula Mangabeira)
Parte da futura fachada principal do Hospital Universitário (Avenida Cula Mangabeira)

O Projeto de paisagismo e da nova fachada do Hospital Universitário

O Hospital Universitário Clemente de Faria – HU Unimontes, oferece atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um hospital-escola vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros.

Com o novo projeto de paisagismo, áreas externas do hospital, que compreendem de jardins, passeios e áreas de circulação de pacientes, serão revitalizadas com investimento em novas formações e espécies vegetais.

O gerente de Engenharia e Infraestrutura do HU Unimontes, Guilherme Camilo Santos, fez a apresentação do projeto.  “Todas as reformas e melhorias visam adequar o espaço do hospital quanto à segurança e qualidade de atendimento ao paciente. O paisagismo do Hospital Universitário trata-se de uma intervenção tanto urbanística quanto arquitetônica”, destacou.

Ele acrescentou ainda que além da reforma das fachadas, os serviços relacionados à restauração, recomposição e reforma dos pisos de áreas livres internas do hospital seguirão as orientações constantes em projeto executivo de jardinagem e paisagismo, solário para adultos, solário infantil e solário DDA (área de convivência para acadêmicos).

Fachada do Hospital Universitário da Unimontes na rua Primeiro Centenário (fundo)

Visita às instalações do HU Unimontes

Após a solenidade, o professor Dalton Caldeira Rocha visitou as novas instalações do setor de fisioterapia e outras áreas do HU Unimontes, juntamente com o superintendente Iuri Simões. “As novas estruturas simbolizam um avanço tangível na qualidade dos serviços oferecidos e também refletem o compromisso contínuo da instituição em promover o bem-estar e a recuperação dos pacientes”, afirmou o superintendente.

Relacionadas

Unimontes inaugura Circuito de Conhecimentos nesta segunda-feira
Unimontes seleciona professor para cursos técnicos em Administração para vários municípios mineiros
Unimontes abre inscrições para professor de curso técnico em Saúde Bucal no município de Francisco Sá
História oral – Professores fazem palestra sobre Pedro Braga e Saluzinho
Unimontes promove Encontro de Egressos em 30 de abril
Unimontes realiza V Simpósio de Botânica Aplicada: inscrições já começaram