O Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros (HU-Unimontes) realizou, na tarde de terça-feira (29/07), uma simulação de incêndio e evacuação de emergência. A atividade foi promovida em parceria com o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (7º BBMMG).

Foto: Ascom HU

Durante a simulação, colaboradores de diferentes setores atuaram como voluntários, simulando pacientes em situações de risco, enquanto as equipes colocaram em prática os protocolos de resposta a emergências. A ação teve como objetivo testar e aprimorar os procedimentos de evacuação, reforçando a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade hospitalar.

O evento contou com a presença do superintendente do HU-Unimontes, Iuri Simões Mota; do comandante do 7º BBM, tenente-coronel BM Carlos Marcelo de Almeida Gontijo; do tenente Kollek Pereira, assessor de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros; além de outros integrantes da corporação.

De acordo com o tenente Kollek, a simulação foi fruto de uma ação conjunta entre o Corpo de Bombeiros e a direção do hospital. Na semana anterior ao exercício, foi formada uma brigada orgânica composta por profissionais de saúde e colaboradores do HU, que receberam treinamento sobre como agir diante de princípios de incêndio, incluindo o uso correto de extintores, hidrantes e a interpretação da sinalização de emergência da unidade.

A atividade prática foi realizada em uma área isolada do hospital, onde os voluntários representaram vítimas com diferentes níveis de gravidade. A operação incluiu a evacuação imediata do setor e o resgate simulado de uma vítima em situação crítica dentro de um banheiro.

“Essa é uma ação muito importante para o Corpo de Bombeiros, pois visa capacitar os colaboradores do hospital para que saibam como agir corretamente diante de um princípio de incêndio. Os benefícios são imensos, não só para os trabalhadores, mas também para pacientes e acompanhantes”, destacou o tenente Kollek.

A simulação foi coordenada pela enfermeira Edinalva Ferreira do Nascimento, responsável pelo Serviço de Saúde Ocupacional e integrante do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho (NUPAT), com o apoio da enfermeira Maria Luiza Almeida Silva, da coordenadora do Núcleo de Educação e Permanência (NEP), Mariza Alves Barbosa Teles, além de servidores, brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros.

Confira como foi a simulação pelo link https://www.youtube.com/watch?v=ZzNTiqvpCb8

Relacionadas

Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria
Unimontes recebe inscrições para 1º Encontro da Pecuária Leiteira do Semiárido Mineiro
PRP da Unimontes recebe representantes da Escola SESI Quita Guimarães para interação sobre projetos de pesquisa
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva oferece 25 vagas para a Unimontes; inscrições começam em 11 de setembro
NEECI/Unimontes recebe professores da UFOP e USP para debater Economia Criativa e Turismo
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos