Ajudar na melhoria da qualidade de vida emocional, social e espiritual dos servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Estes são alguns dos objetivos do Programa “Saúde do Trabalhador”, apresentado nessa quarta-feira (8/5), em evento no auditório Sabedoria e Humildade “Robson Vieira Porto”, do HUCF.

Superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Fonseca de Menezes, ressaltou a importância da qualidade de vida (fotos: Wesley Gonçalves/HUCF)

Na abertura do projeto, a superintendente do HUCF, Príscilla Izabella Fonseca de Menezes, ressaltou a importância da qualidade de vida, o lado social e a prevenção à saúde do trabalhador, com destaque para as ações da instituição ao somar esforços com todos os setores para melhor atender e servir aos anseios dos servidores.

“Sabemos que a luta não é fácil, mas estamos juntos, focados no mesmo objetivo de bem assistir aos nossos servidores”

destacou a superintendente.

Maria da Salete Mendonça, uma das responsáveis pela execução do projeto, destacou o que se pode fazer a mais pela saúde e bem-estar social e psicológico dos servidores. “Devemos trabalhar o emocional, o espiritual, os lados social e físico e vivenciar estas questões e problemas que todos nós passamos em algum momento das nossas vidas. Devemos buscar sempre o equilíbrio, harmonia e integração com técnicas possíveis para o diagnóstico coletivo e cálculo do absenteísmo e encaminhar quem precisa para trabalho em equipes especiais de escuta”, destacou Salete Mendonça.

A enfermeira ainda ressaltou que, dentro do programa Saúde do Trabalhador, já podem ser contabilizadas 1.160 doses aplicadas em campanha interna de vacinação contra o vírus Influenza e ressaltou a criação do grupo de escuta “Alegre a Mente”. “Com este programa, buscamos a maior interação e integração entre os servidores proporcionado o bem-estar social e harmonia coletiva no ambiente de trabalho, maior humanização e diminuição do adoecimento e absenteísmo”, frisou.

Para a servidora Carmen Lúcia Freitas Ventura César, que há quase 30 anos atua no HUCF e que já presidiu o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Servidores de Saúde de Montes Claros (SindSaúde), o programa Saúde do Trabalhador atende aos anseios dos profissionais que atuam na unidade hospitalar. “Relatos de angústia, quadros de depressão, afastamentos, entre outras situações de saúde que poderão diminuir, pois a universidade tem vários profissionais extremamente qualificados que ajudarão amenizar a situação destes trabalhadores. Já ouvi muitos relatos e muitos deles poderiam ter tido finais diferentes”, finalizou.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025