Foi apresentado na manhã desta terça-feira (31/3), o Plano Terapêutico do Hospital Universitário Clemente de Faria. A iniciativa consiste no conjunto de alternativas terapêuticas definidas a partir da avaliação de cada caso clínico registrado na unidade, com enfoque multiprofissional e interdisciplinar. O trabalho foi desenvolvido pela equipe do Escritório da Qualidade em parceria com a Diretoria Assistencial – ambos do HUCF.
O Plano Terapêutico foi apresentado em encontro no auditório “Sabedoria e Humildade”, que contou com 38 integrantes dos setores ligados à gestão do HUCF. O objetivo da proposta é melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde como forma de obter maior adesão do paciente ao tratamento.
Responsável pela implementação das ações, o Escritório de Qualidade cuida da gestão dos processos assistenciais do Hospital da Unimontes, com abordagem multiprofissional. A equipe é composta por médicos e outros profissionais. Durante o encontro, a gerente do escritório, nutricionista Denise Carneiro, explanou as etapas desenvolvidas e ressaltou a importância do plano, que tem definida a linha de cuidados de cada assistido a partir do resultado de discussão da equipe.
COMUNICAÇÃO
“Queremos melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde dentro do HUCF. Com isso, contamos com todos os envolvidos para que cumpram com todas as fases: o acolhimento, avaliação, diagnóstico, definição de tratamento e execução do tratamento e a alta hospitalar definitiva”, garante a gerente.
De acordo com a médica da Qualidade, Cláudia Biscotto, o plano terapêutico vem sistematizar o que já ocorre no dia a dia do paciente. “A ideia é para que todos os profissionais avaliem o paciente. É sabido que, em alguns casos o paciente vai ser internado, tratado e receberá alta. Mas quem precisar de orientação, por exemplo, deverá sair do hospital com o plano de alta de cada profissional”, explicou a médica infectologista.
“Nós temos o MV – um programa de alta eficiência – e devemos utilizá-lo na sua totalidade. É um processo que deve ser aperfeiçoado. Vamos alimentar o sistema que já existe no campo de cada profissional. Nosso propósito é implantar em médio prazo o Plano Terapêutico”, afirma Cláudia.
O Sistema MV, aplicado no HUCF, é uma ferramenta de gestão utilizada nos principais hospitais do País. A gerente de Tecnologia e Informação (GTI) do HUCF, Angélica Coimbra, afirma que o software oferece atendimento mais seguro, agiliza processos e permite uma gestão eficiente.
CRESCIMENTO DE QUALIDADE
O coordenador da Clínica Médica do HUCF, Athos Avelino Pereira, enalteceu a importância da implantação do plano. Para ele, esse mecanismo de abordagem multiprofissional é um grande diferencial do HUCF. “Para a Clínica Médica esse tipo de avaliação de vários profissionais de áreas diferentes é imprescindível. Em toda minha carreira, são 40 anos, sempre discuti com nutricionistas, psicólogos – sempre conversei com outros colegas – para melhor entender o paciente. Isso representa um crescimento de qualidade na atenção ao paciente. É fato imprescindível para saber a melhor conduta. Embora seja uma questão cultural que as inovações tragam mais trabalho e burocracia, o Plano deve ser incorporado a nossa rotina”, conclui o coordenador.
O diretor Clínico do Hospital Universitário, Romildo D’Angelis, ressalta que o Plano Terapêutico vai contribuir sobremaneira para a garantia da qualidade na assistência oferecida pelo HUCF. Na mesma linha, o diretor Assistencial do HUCF, Edmilson Afonso Santos, destaca que o plano vai possibilitar melhor assistência e segurança aos pacientes.