Foi aberta oficialmente, nessa segunda-feira (10/10), a Semana da Criança, promoção da Escola Ciranda da Vida, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). A programação vai até o próximo dia 26, com oficinas, teatro, sessão de mágica e histórias, além de atendimento gratuito de cabeleireiro e maquiadores.

No primeiro dia de atividades, logo pela manhã, os pequenos internos da Pediatria participaram da oficina de modelagem com borracha EVA e de pintura em toalhas de rosto. À tarde, o reitor em exercício, professor Antonio Alvimar Souza se reuniu com os pais, acompanhantes e as crianças para uma palestra sobre o papel da Escola Ciranda pela Vida durante o processo de recuperação dos pacientes.

Além do incentivo à leitura, a unidade faz o acompanhamento escolar das crianças, de modo que o conteúdo dos educandários de origem sejam aplicados durante o período de internação. O município é parceiro na iniciativa.

FAMÍLIA

“A intenção de todos que trabalham pelo HUCF e pela Unimontes é permitir uma permanência mais humana no ambiente hospitalar, de forma que as pessoas não se sintam distantes de atividades diárias”, disse o professor. “O remédio é muito importante para a recuperação da saúde, mas há outras coisas tão importantes quanto: a alegria e o otimismo”, afirmou o vice-reitor, ao destacar que “a família é a primeira escola dos filhos. A escola não pode substituir o papel da família e nem os pais não devem terceirizar a educação dos filhos. Devem valorizar o diálogo, estimular e apoiar sempre as crianças. Ofereçam carinho e amor. Mas também não se esqueçam de presenteá-los com conhecimento”.

Vilma Dias, coordenadora da Escola Ciranda pela Vida, compartilha a ideia: ações realizadas ajudam na recuperação e auto-estima, tanto dos pais quanto dos internados. “E hoje foi só o começo. Até o dia 26, haverá uma vasta comemoração no HUCF”, acrescenta.

Nesta terça-feira, as crianças participaram de mais uma oficina de pintura em toalhas e de confecção de Sapinho de EVA, além da apresentação da peça teatral O Mágico de Oz, com a participação dos filhos dos servidores – além de distribuição de pipoca e algodão doce.

No feriado desta quarta-feira, em que se celebra a padroeira do Brasil, as crianças participam de bingo, gincana e de um lanche especial. Às 15 horas, sessão de brincadeiras “King James”, lanche especial e parquinho. No dia seguinte, à noite, acontece a Quinta Musical. Na sexta, às 8 horas, apresentação de teatro infantil, pintura artística, apresentação voz e violão com repertório infantil e, às 14 horas passeio pelo Parque e Zoológico Municipal Milton Prates.

Márcio Antonio Veloso, diretor administrativo do HUCF, ressaltou o importante trabalho da Escola Ciranda da Vida e acrescentou o quão são importantes as iniciativas realizadas para as crianças. “Ficamos felizes pelas ações desenvolvidas. Temos dificuldades? Sim, mas trabalhamos com amor e carinho e isso nos faz cada vez mais fortes”, descreve.

MAIS ATIVIDADES

17/10/2016
8h – Contação de histórias
14h – Construção de tela coletiva
17h – Histórias contadas com o Projeto Sorriso

18/10/2016
8h – Oficina de tampinhas
14h – Teatro Infantil
16h – Histórias contadas através dos dedos

19/10/20165
9h- Oficina de brinquedos (chocalho, biloquê e língua de sogra)
15h – Sessão de Mágica

20/10/2016
9h – Peça de Teatro: “Em busca da felicidade”
15h – Tarde festiva – (pintura no rosto e Bichinhos de balão)
17h – Quinta musical

21/10/2016
8h – Momento lúdico com brincadeiras diversas
14h – Tarde da Beleza Infantil (Participação dos filhos dos servidores do HUCF)

26/10/2016
8h – Brincadeiras

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia