O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizará, no próximo dia 23, evento que traz como tema geral “Setembro Amarelo 2025 – Se precisar, peça ajuda!”. A iniciativa é da Clínica de Saúde Mental e Psiquiatria do HUCF, do curso de Medicina e da Liga Acadêmica de Psiquiatria de Montes Claros, ambos ligados à Unimontes. As atividades ocorrerão no contexto da Campanha Setembro Amarelo – de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio –, das 08h às 12h no auditório da unidade hospitalar. O público-alvo são acadêmicos da instituição de ensino superior e profissionais da saúde.
Como convidados de honra, deverão estar presentes o professor Iuri Mota Simões, superintendente do HUCF; o professor Henrique Andrade Barbosa, diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF; e a enfermeira Suellen dos Santos Ferreira, diretora de Enfermagem do HUCF.
Sofrimento mental
A programação começa às 08h, com palestra sobre “Abordagem e Cuidados básicos com pessoas em sofrimento mental”, pelo psicólogo Daniel Dias. Ele é formado pelo Centro Universitário UniFipMoc, com experiência na área da Psicologia Social e Jurídica, especialmente no trabalho com sujeitos em situação de vulnerabilidade social e na luta pela garantia de direitos humanos. Atua como psicólogo clínico, com abordagem fenomenológico-existencial, e integra a equipe do Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Itamarandiba (MG). Também é implementador da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece diretrizes gerais de Segurança e Saúde no trabalho (SST) no Brasil. Desenvolve ainda projetos de Orientação Profissional e de Carreira em pré-vestibulares, em auxílio a jovens na escolha de caminhos acadêmicos e profissionais.
Humanização
A psiquiatra Aline Daya fala, às 10h15min, sobre “Humanizar para transformar: o valor da relação interpessoal na Clínica”. Ela é formada pela Universidade de Aquino Bolívia, com atuação na área da saúde mental. Possui especialização em Psiquiatria e em Psiquiatria da Infância e Adolescência, ambas pela Afya Educação Médica. Possui também o título de especialista em Transtorno do Espectro Autista, com formação baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), as duas realizadas pela Academia do Autismo. Ainda atua em Medicina Canabinoide, pela Universidade de São Paulo (USP). A trajetória combina sólida formação técnica com sensibilidade clínica, voltada para a promoção de uma saúde mental mais inclusiva, ética e humanizada, alinhada aos princípios da luta antimanicomial e do cuidado em liberdade.
O evento será encerrado às11h15min, por meio de Roda de Conversa sobre “Prevenção da tentativa de suicídio”, com os médicos Pedro Paulo, Lorrane David, Túlio José de Oliveira e Hugo.