Reduzir o receio – ou até mesmo medo – das crianças frente aos profissionais médicos e aos hospitais, além de buscar a empatia com crianças por técnicas que amenizam a ansiedade em casos de internação hospitalar. Esta é a principal finalidade do “Teddy Bear” ou “Hospital do Ursinho” –, projeto criado em 2003, na Espanha, e que será editado pelo comitê local na Universidade Estadual de Montes Claros da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA). Nesta quarta-feira (15/6), 37 acadêmicos do curso de Medicina vinculados ao IFMSA promovem a ação de saúde pública no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), do Bairro Todos os Santos, em Montes Claros.
Conforme a proposta, os estudantes irão simular na unidade de ensino um hospital com todos os setores: consultório, sala de cirurgia, sala de vacina, farmácia, sala de exames, de curativos e de procedimentos. O “Hospital do Ursinho” funcionará de 7h30 às 9h30 e de 13 às 15 horas na sede do Cemei (Rua São João, 1.400), com o atendimento de 40 crianças de cinco anos.
CONFIRA
- Redes sociais: Hospital do Ursinho e IFMSA Brazil Comitê Unimontes
“A ideia é para aproximarmos deste público infantil e tentar diminuir os medos para facilitar a ação dos profissionais médicos. Para mim, será uma experiência muito valiosa, diante da oportunidade de entender também o pensamento da criança e, ainda, estar junto a este universo infantil”, considera Bruna Gonçalves Oliveira, acadêmica do 4º período de Medicina e também uma das coordenadoras do evento.
Conforme dos estudantes, a proposta é levar o Hospital do Ursinho para outras unidades de ensino de Montes Claros. Algumas parcerias estão sendo feitas para ampliar a ação de saúde pública.
SERVIÇO
Hospital do Ursinho
Promoção: Acadêmicos de Medicina da Unimontes
Local: CEMEI Madre Paula Elizabete – Rua São João 1.400, Todos os santos
Data: 15 de junho
Horário: 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h