A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, terça-feira (23/09), palestra no âmbito da Campanha “Setembro Amarelo – Se precisar, peça ajuda!”. O evento, que ocorreu no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), reuniu profissionais da saúde e acadêmicos para diálogo sobre saúde mental e prevenção do suicídio. O assunto foi abordado pelos médicos Aline Daya, Daniel Dias, Hugo Isidório, Túlio José de Oliveira, Pedro Paulo e Lorrane David. Eles  reforçaram a mensagem de que pedir ajuda é um ato de coragem e que ninguém precisa enfrentar suas lutas sozinho.

O Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal (NQSB) do HUCF e o programa Saúde aos Montes da Prefeitura de Montes Claros ofereceram, paralelamente, momentos de relaxamento. Houve massagem, auriculoterapia e ventosaterapia, em homenagem ao Dia do Profissional de Nível Técnico. A atividade teve ainda participação da professora Andréa Maria Eleutério e de acadêmicos de Odontologia da Unimontes. A eles coube fornecer orientações de autocuidado, educação em saúde e a entrega de kits de higiene bucal.

O objetivo reflete o compromisso do HUCF com o bem-estar de quem cuida e de quem é cuidado. O que reforça que a saúde se constrói com acolhimento, diálogo e valorização de cada profissional.

A Campanha Setembro Amarelo é de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

Relacionadas

 Qualidade do curso de Direito da Unimontes é destacada em sessão de homenagem na Câmara Municipal de Montes Claros
Unimontes realiza Encontro de Professores Arte na Escola
III Congresso Internacional da Unimontes começa nesta quinta-feira, com mais de cinco mil inscritos e debates sobre qualidade de vida e bem-estar
Programação de Congresso Internacional da Unimontes inclui testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites no campus-sede
Trilhas de Futuro prorroga inscrições até 1º de outubro
Unimontes abre inscrições para atuação no Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião