A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, terça-feira (23/09), palestra no âmbito da Campanha “Setembro Amarelo – Se precisar, peça ajuda!”. O evento, que ocorreu no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), reuniu profissionais da saúde e acadêmicos para diálogo sobre saúde mental e prevenção do suicídio. O assunto foi abordado pelos médicos Aline Daya, Daniel Dias, Hugo Isidório, Túlio José de Oliveira, Pedro Paulo e Lorrane David. Eles  reforçaram a mensagem de que pedir ajuda é um ato de coragem e que ninguém precisa enfrentar suas lutas sozinho.

O Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal (NQSB) do HUCF e o programa Saúde aos Montes da Prefeitura de Montes Claros ofereceram, paralelamente, momentos de relaxamento. Houve massagem, auriculoterapia e ventosaterapia, em homenagem ao Dia do Profissional de Nível Técnico. A atividade teve ainda participação da professora Andréa Maria Eleutério e de acadêmicos de Odontologia da Unimontes. A eles coube fornecer orientações de autocuidado, educação em saúde e a entrega de kits de higiene bucal.

O objetivo reflete o compromisso do HUCF com o bem-estar de quem cuida e de quem é cuidado. O que reforça que a saúde se constrói com acolhimento, diálogo e valorização de cada profissional.

A Campanha Setembro Amarelo é de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro