Durante os dias 27, 28 e 29/09, o Hospital Universitário da Unimontes (HU-Unimontes) recebeu, no Auditório “Sabedoria e Humildade” Professor Robson Vieira Porto, curso de atualização para atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos e antirrábicos em seres humanos, promovido pelo Pronto Socorro (PS) e Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HU-Unimontes, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS-Moc).

“Neste ano, o Hospital da Unimontes constatou o aumento do número de casos atendidos por acidentes com animais peçonhentos, o que nos alarmou e fez com que buscássemos atualizar o treinamento do nosso pessoal de Pronto Socorro, principalmente os novos servidores que vieram da Prefeitura”, informou Saulo Aquino, coordenador de enfermagem do Pronto Socorro do HU-Unimontes.

Curso em ministração no Auditório Sabedoria e Humildade.
Foto: João Paulo Antonini

O treinamento foi conduzido por Amanda de Andrade Costa, referência técnica da SRS-Moc e dividido em três etapas, de forma a garantir a sua aplicação para todas as equipes multiprofissionais do PS-HU em seus respectivos turnos. Dentre os temas abordados, se destacam a notificação correta dos acidentes e a utilização de protocolos vigentes para cada tipo de atendimento por causa de animais peçonhentos e portadores de raiva.

Servidores de áreas multiprofissionais do Hospital da Unimontes, durante aplicação do curso.
Foto: João Paulo Antonini

“Destaco a importância do HUCF na assistência às vítimas de acidentes por animais peçonhentos, uma vez que 30% dos casos notificados na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde são atendidos pela instituição”, informou Amanda de Andrade Costa.

Números de atendimentos às vítimas:

– Picadas por escorpião: 2.414

– Picadas por cobras: 36

– Mordedura canina: 284

– Mordedura felina: 21

– Acidente com Quiróptera (morcegos): 9

– Picadas por escorpião: 1.471

– Picadas por cobras: 77

– Mordedura canina: 99

– Mordedura felina: 19

– Acidente com Quiróptera (morcegos): 8

– Acidente com Primata Macaco: 1

– Mordedura equina: 1

– Mordedura suína: 1

Fonte: Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital Universitário.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +