Durante os dias 27, 28 e 29/09, o Hospital Universitário da Unimontes (HU-Unimontes) recebeu, no Auditório “Sabedoria e Humildade” Professor Robson Vieira Porto, curso de atualização para atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos e antirrábicos em seres humanos, promovido pelo Pronto Socorro (PS) e Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HU-Unimontes, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS-Moc).

“Neste ano, o Hospital da Unimontes constatou o aumento do número de casos atendidos por acidentes com animais peçonhentos, o que nos alarmou e fez com que buscássemos atualizar o treinamento do nosso pessoal de Pronto Socorro, principalmente os novos servidores que vieram da Prefeitura”, informou Saulo Aquino, coordenador de enfermagem do Pronto Socorro do HU-Unimontes.

Curso em ministração no Auditório Sabedoria e Humildade.
Foto: João Paulo Antonini

O treinamento foi conduzido por Amanda de Andrade Costa, referência técnica da SRS-Moc e dividido em três etapas, de forma a garantir a sua aplicação para todas as equipes multiprofissionais do PS-HU em seus respectivos turnos. Dentre os temas abordados, se destacam a notificação correta dos acidentes e a utilização de protocolos vigentes para cada tipo de atendimento por causa de animais peçonhentos e portadores de raiva.

Servidores de áreas multiprofissionais do Hospital da Unimontes, durante aplicação do curso.
Foto: João Paulo Antonini

“Destaco a importância do HUCF na assistência às vítimas de acidentes por animais peçonhentos, uma vez que 30% dos casos notificados na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde são atendidos pela instituição”, informou Amanda de Andrade Costa.

Números de atendimentos às vítimas:

– Picadas por escorpião: 2.414

– Picadas por cobras: 36

– Mordedura canina: 284

– Mordedura felina: 21

– Acidente com Quiróptera (morcegos): 9

– Picadas por escorpião: 1.471

– Picadas por cobras: 77

– Mordedura canina: 99

– Mordedura felina: 19

– Acidente com Quiróptera (morcegos): 8

– Acidente com Primata Macaco: 1

– Mordedura equina: 1

– Mordedura suína: 1

Fonte: Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital Universitário.

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial