O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU – Unimontes) realizou, nesta sexta-feira (01/09), a conferência de abertura da campanha Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio, no auditório “Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto”, presidida pelo reitor da Unimontes professor Wagner de Paulo Santiago.

Mesa de honra do Setembro Amarelo da Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

Além do reitor, compuseram a mesa o superintendente do Hospital da Unimontes, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis; a Superintendente Regional de Saúde, Dra. Dhyeime Thauanne Pereira Marques; e o vereador de Montes Claros Wilton Dias, autor da Lei nº 5.076/2018 que instituiu o dia 10 de setembro como Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio.

Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, o Setembro Amarelo do ano de 2023 é frenteado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). A iniciativa da ABP é fazer com que as organizações públicas e privadas pauteiem a importância e a necessidade de falar sobre o suicídio, promover o debate nos diferentes setores sociais e dissolver tabus relacionados ao assunto.

Nesses moldes, a coordenadora do Ambulatório de Psiquiatria Geral do Hospital Universitário da Unimontes, Gislene Alves da Rocha norteou as ações que deverão ser direcionadas aos demais setores da universidade que queiram realizar atividades voltadas à abordagem do tema e instituiu as diretrizes para uma abordagem humanizada.

Dra. Gislene Alves da Rocha em apresentação.
Foto: Neto Macedo

“A Unimontes representa uma força expressiva na luta pelo debate maduro a respeito do suicídio. Vivemos tempos difíceis, onde as pessoas precisam de apoio. Falar sobre o Setembro Amarelo e orientar como a campanha deve ser adotada no ambiente acadêmico, é de suma importância para que todos entendam a magnitude do que isso representa”, expôs a preceptora Gislene Alves.

A conferência contou com a presença de servidores da Unimontes, profissionais médicos e acadêmicos de graduação e pós-graduação da Unimontes e de outras instituições de ensino.

Público assiste a apresentação da Dra. Gislene.
Foto: João Paulo Antonini

“O evento foi importante para ampliar a forma como é abordado o tema do suicídio e fazer com que essa epidemia silenciosa seja evidenciada”, colocou a estagiária do Serviço de Saúde Ocupacional do HU – Unimontes e estudante de Psicologia Maria Victória de Paula Lopes.

Palavra do Reitor

Durante a fala de abertura do Setembro Amarelo da Unimontes, o professor Wagner de Paulo Santiago manifestou o compromisso da universidade para a ampliação do debate e a incursão da atual reitoria para a criação do curso de Bacharelado em Psicologia, a ser implementado ainda em 2023.

Professor Wagner de Paulo Santiago, em explanação ao público presente no evento.
Foto: Neto Macedo

“A Unimontes se destaca como uma instituição presente nos mais diversos pontos do Norte e Vale do Jequitinhonha do Estado de Minas. Por esta razão, somos responsáveis por construir cidadania e iluminar corações e mentes. Cuidar das nossas pessoas e ouvir aqueles que estão ao nosso lado é garantir que todos nós estejamos unidos. Pensando nisso, instauramos, já para 2023, a criação do curso de Bacharelado em Psicologia, como um ato de fazer com que a maior instituição de ensino do Norte do estado garanta a disposição deste profissional para o nosso povo”, determinou o Reitor.

Instruções à comunidade acadêmica

Os setores que objetivarem o debate sobre o Setembro Amarelo estão orientados a buscar o modelo padrão desenvolvido pela Associação Brasileira de Psiquiatria e adaptado pela Assessoria de Comunicação da Unimontes. Para entrar em contato, o interessado deverá solicitar, via e-mail, o link para adequação do material.

Contato: ascom.hucf@unimontes.br

Relacionadas

Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024
Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos