Mês é dedicado ao incentivo à amamentação e garantia de direitos para as mães e pais trabalhadores

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio da Maternidade Maria Barbosa, realizará durante este mês a campanha em conscientização e incentivo à amamentação das crianças e direitos de mães e pais trabalhadores, em comemoração ao “Agosto Dourado”.

Foto oficial da campanha “Agosto Dourado”, do HU – Unimontes
Desenvolvimento: Assessoria de Comunicação – HU

Iniciada a  partir da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), de 1991, da Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e apoiada pelo Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas (UNICEF), a campanha “Agosto Dourado” passou a ser comemorada em diversos países ao redor do planeta para destacar os benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe.

Seguindo  orientação do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o HU – Unimontes integra a rede nacional de hospitais que neste ano, coloca em ação no  “Agosto Dourado” o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

“Promover e assegurar a amamentação requer a colaboração de diversos setores da nossa sociedade, garantindo que as mães recebam apoio tanto da família como dos serviços de saúde, do ambiente de trabalho e da comunidade. Essa cooperação é fundamental para que a amamentação ocorra de maneira segura, protegida e livre de violência ou discriminação, proporcionando um ambiente favorável ao aleitamento materno”, explica Bárbara Cerqueira, gerente de enfermagem da Maternidade Maria Barbosa, do Hospital da Unimontes.

Bárbara Cerqueira, Gerente de Enfermagem da Maternidade Maria Barbosa
Foto: Rafael Nascimento

Igualdade de direitos e divisão de responsabilidades

A campanha “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, também tem como objetivo de desmistificar a participação masculina no processo de aleitamento das crianças em fase de lactação, uma vez que também é de responsabilidade dos pais a promoção da saúde e da segurança alimentar dos seus filhos.

O Ministério da Saúde destaca que a Constituição Brasileira, promulgada em 1988, preconiza o direito da mulher trabalhadora a 120 dias de licença-maternidade e o direito ao pai a cinco dias de licença- paternidade.

Movimentos sociais, organizações não governamentais e autarquias federais ligadas à Saúde Pública, tem colocado a importância do papel do pai no processo de amamentação e de apoio ao puerpério, com responsabilidade compartilhada com a mãe. A campanha do “Agosto Dourado” 2023 enfatiza a necessidade de participação paterna e a proteção desse processo pelo amparo da lei, garantindo ao pai tempo superior aos cinco dias já previstos no texto constitucional.

Doe leite materno para as crianças do HU – Unimontes

Quem quiser se tornar doadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HU -Unimontes, pode entrar em contato pelos telefones (38) 3224-8314 ou (38) 3224-8329.
O trabalho de coleta também é feito nas residências das doadoras. Para isso, basta ligar no mesmo telefone de contato, informar o desejo de doação, que o hospital enviará uma equipe para realizar a coleta, com total discrição e capacidade técnica para efetuar o recolhimento.

Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024