A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), realizou, na última terça-feira (30/09) de manhã, o Simpósio “Abordagens Multiprofissionais na Promoção da Qualidade de Vida em Cuidados Paliativos”. A iniciativa do Núcleo de Educação Permanente e do médico Paulo Fernando Aguiar, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, teve apoio das ligas acadêmicas de Enfermagem de Educação Permanente em Saúde (LAEEPS) e de Enfermagem Oncológica e Cuidados Paliativos Unimontes (VITAL), ambas da Unimontes. O evento reuniu no auditório do HUCF cerca de 80 profissionais de saúde da unidade e de outras instituições.
Programação
As atividades iniciaram com a médica Camila Ribeiro, geriatra, integrante da Comissão de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Minas Gerais (SBGG/MG), com residência em Clínica Médica e Geriatria. Ela falou sobre os “Fundamentos dos Cuidados Paliativos”.
Em seguida houve mesa-redonda a respeito do tema “Planejamento avançado de cuidados e tomada de decisões fundamentadas em prognóstico”. Compuseram a mesa Jaqueline Rodrigues, enfermeira na Associação Presente e no Hospice Jesuína Rosa Silva; Juciele Ramos Maia, psicopedagoga, psicóloga na Associação Presente e Hospice Jesuína Rosa Silva; Larissa Giovana, médica paliativista pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves, de Belo Horizonte, coordenadora da equipe de cuidados paliativos do Hospital Dilson Godinho e professora de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos (Faculdade Unimed); Laurita Antonielle Alves, enfermeira formada na Unimontes e que atua no Hospital Dilson Godinho, com experiência na área interconsulta em cuidados paliativos e abordagem multidisciplina; e Maria Jeane Camargo, psicóloga pelo Centro Universitário do Norte Paulista, mestre em Ciências da Saúde pela Unimontes, Integrante do grupo de pesquisa “Neurociência, Saúde, Exercício e Esporte – GÊNESES” e psicóloga hospitalar da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Dilson Godinho. Os trabalhos foram medidados pela enfermeira Joanilva Ribeiro, mestre pela Universidade Federal de São Paulo (UniFesp), doutora em Ciências da Saúde e professora do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unimontes.
O evento foi encerrado com palestra da médica Priscila Miranda sobre “A força da espiritualidade no fim da vida”. A profissional é oncologista e paliativista pela Harvard Medical School, além de fundadora da Associação Presente e do Hospice Jesuína Rosa Silva.
Comprometimento
O evento, que gerou conhecimento, diálogo e fortalecimento das práticas multiprofissionais voltadas para o cuidado integral ao paciente em situações terminais, resulta do comprometimento de profissionais engajados na promoção da dignidade, do conforto e da qualidade de vida nos diferentes estágios da vida, especialmente no contexto dos cuidados paliativos de pacientes e atenção às famílias.








