O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, coordenará o programa de residência médica em urgência e emergência para atender a demanda regional na formação de médicos especializados em atendimento em pronto-socorro. A iniciativa será pioneira em Minas Gerais. O anúncio foi feito na tarde dessa quinta-feira (24/11), em Pirapora, durante o I Simpósio da Rede de Urgência do Norte de Minas. A residência será financiada pela Secretaria de Estado de Saúde e resulta na parceria do Hospital da Unimontes, Santa Casa de Montes Claros, Hospital Aroldo Tourinho – hospitais de apoio à rede de referência da região do polo macroregional – e SAMU Macronorte.

Durante palestra no encontro, sob o tema “A implantação da Residência em Emergência na Região Macronorte”, o diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HU, professor Cássio André de Souza Vieira, destacou a Unimontes e os parceiros que elaboraram o programa dessa residência médica, orientados pela Sociedade de Medicina de Urgência, baseada na necessidade de os hospitais terem profissionais médicos especializados principalmente pelo aumento da demanda de atendimentos de urgência e emergência.

“Graças à pavimentação asfáltica e outras ações do Governo do Estado, aliadas à eficiência do atendimento imediato proporcionado pelo SAMU, cerca de dois milhões de pessoas do Norte de Minas passaram a ter melhor acesso ao serviço de urgência e emergência. Pacientes graves que antes não chegavam até aos hospitais hoje conseguem chegar graças a essa nova realidade. Não podemos mais deixar de ter médicos especializados nesse tipo de serviço”, defendeu o diretor acadêmico do HU.

Cássio André agradeceu o apoio institucional ao programa nas pessoas do reitor da Unimontes João dos Reis Canela e do superintendente do Hospital Universitário José Otávio Braga Lima, presentes ao simpósio. “O novo programa de residência otimizará a assistência aos usuários dos hospitais integrantes, preenchendo uma lacuna na assistência numa porção territorial de Minas Gerais”.

FINANCIAMENTO

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, anunciou durante o evento que a Secretaria financiará o programa, pois a proposta atende uma necessidade da rede de saúde. Ele enalteceu a preocupação do Hospital Universitário em formar médicos para a urgência e emergência.

A residência médica terá três anos e abrirá seis vagas. Com mais este programa, o HU sobe para onze o número de residências oferecidas. Atualmente, Há nove cursos em funcionamento: Anestesiologia, Clínica Geral, Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Neonatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Psiquiatria. Além de Urgência e Emergência, a residência em Geriatria também será ministrada pelo Hospital da Unimontes.

Após a aprovação do referido projeto, será instituída uma comissão de trabalho multidisciplinar, com a finalidade de construir o projeto político-pedagógico da residência em Urgência e Emergência: grade curricular, corpo docente, atividades programáticas do curso, edital, estatuto e manual do candidato. As atividades devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2012.