O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), comemora os bons resultados do DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados). Trata-se de um modelo de classificação de pacientes que viabiliza aprimorar o modelo assistencial e remuneratório. No último dia 6, completou-se um ano que o HUCF começou a adotar o DRG no contexto do Valora Minas – Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais.
A importância da metodologia está na produção de relatórios sofisticados e análises detalhadas da trajetória de cuidados do paciente na instituição. Atualmente, o HUCF possui três analistas de informação em saúde (codificadores), capacitados e ligados às análises assistenciais no DRG. Além disso, o hospital amplia a divulgação do modelo por meio do treinamento introdutório de gestores.
A perspectiva dos analistas que integram a Diretoria de Enfermagem do HUCF é aprimorar as análises, com foco na segurança do paciente, qualidade em saúde e melhoria dos indicadores relacionados. O objetivo é possibilitar que o paciente internado tenha uma melhor experiência no hospital, onde ele vai permanecer o tempo necessário e os recursos públicos envolvidos aplicados de forma correta, sem desperdício.
A diretora de Enfermagem do Hospital Universitário, Suellen Ferreira explica que o DRG traz “incontestável avanço para os processos hospitalares, desde a melhoria dos dados e consolidação das informações de saúde até o planejamento e a previsibilidade de ações integradas aos setores assistenciais e administrativos”. Ela também ressalta a importância e o protagonismo da Enfermagem, que executa o DRG no HUCF.