O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), comemora os bons resultados do  DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados). Trata-se de um modelo de classificação de pacientes que viabiliza aprimorar o modelo assistencial e remuneratório. No último dia 6, completou-se um ano que o HUCF começou a adotar o DRG no  contexto do Valora Minas – Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais.

A importância da metodologia está na produção de relatórios sofisticados e análises detalhadas da trajetória de cuidados do paciente na instituição. Atualmente, o HUCF possui  três analistas de informação em saúde (codificadores), capacitados e ligados às análises assistenciais no DRG. Além disso, o hospital amplia a divulgação do modelo por meio do treinamento introdutório de gestores.

A perspectiva dos analistas que integram a Diretoria de Enfermagem do HUCF  é aprimorar as análises, com foco na segurança do paciente, qualidade em saúde e melhoria dos indicadores relacionados. O objetivo é possibilitar que o paciente internado tenha uma melhor experiência no hospital, onde ele vai permanecer o tempo necessário e os recursos públicos envolvidos aplicados de forma correta, sem desperdício.

A diretora de Enfermagem do Hospital Universitário, Suellen Ferreira explica que o DRG traz “incontestável avanço para os processos hospitalares, desde a melhoria dos dados e consolidação das informações de saúde até o planejamento e a previsibilidade de ações integradas aos setores assistenciais e administrativos”. Ela também ressalta a importância e o protagonismo da Enfermagem, que executa o DRG no HUCF.


Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes