Professor Santos D’Ângelo Neto (in memoriam)

Referência no Estado e no País no estudo de aves e da flora do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, o professor Santos D’Ângelo Neto (in memoriam), que fez parte do corpo docente e de pesquisadores da Unimontes, foi homenageado oficialmente pela Prefeitura de Montes Claros. Na semana em que se comemorou o aniversário de 163 anos da cidade (3 de julho), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável anunciou que o viveiro municipal passou a receber o nome do pesquisador. A homenagem póstuma ocorreu no último dia 30/6, como “reconhecimento à sua incansável luta na defesa da flora e fauna locais”.

Santos D’Ângelo era engenheiro agrônomo por formação acadêmica e faleceu em 18 de janeiro último. Mestre e doutor em Engenharia Florestal, fez parte do Departamento de Biologia Geral e do corpo docente na área da pós-graduação em Ciências Biológicas e se aprofundou os estudos sobre a avifauna da Caatinga, Cerrado, Campos Rupestres e da Mata Atlântica de interior. “A homenagem ao professor Santos D’Ângelo reconhece, também, a essência do trabalho do pesquisador como contribuição indelével para a ciência e para a cultura da cidade e região”, pontua o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

“Nada mais justo que batizar o nosso viveiro com o nome do professor Santos D’Ângelo Neto, que foi um ardoroso defensor do meio ambiente e um dos principais estudiosos do País sobre aves de Cerrado”, lembra o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.

Viveiro produz mudas de espécies como aroeira salsa, ipê mirim, flamboyant, oiti, ipês, mangueira, goiabeira, cajueiro, cajazeiro, chapéu de napoleão e murta, dentre outras (foto: Secretaria de Meio Ambiente)

VIVEIRO

O viveiro municipal de Montes Claros produz, anualmente, cerca de 10 mil mudas de árvores e plantas de diversas espécies. O objetivo é melhorar as condições climáticas, a valorização da educação ambiental e promover a beleza nos espaços urbanos, principalmente nos locais que mais necessitam de reposição e jardinagem. Neste ano, de acordo com o município, mais de 18 mil mudas foram colocadas à disposição dos moradores (Com informações da Prefeitura de Montes Claros).

Relacionadas

Unimontes, em parceria com a Fiocruz, realiza estudo sobre teste rápido para a doença de Chagas – Ação faz parte do Projeto Cuida Chagas
Doutorandas e mestranda do PPGCS/Unimontes têm artigo premiado em 1º lugar no XXIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
Inscrições abertas para orientadores de Iniciação Científica, via Proinic/Bic-Júnior – são 120 bolsas para a Unimontes
Unimontes oferece 180 bolsas de Iniciação Científica no BIC/Uni e 300 vagas no ICV – Inscrições até 30 de outubro
Proinic/Pibic disponibiliza para Unimontes 160 bolsas. Inscrições seguem até 30 de outubro
FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Unimontes e UEMG