“O Ensino Agronômico, Agronegócio e a Agricultura Familiar/Agroecologia”. Este foi o tema da palestra proferida pelo coordenador regional da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Lucas Moretz-Sohn David Vieira, na última segunda-feira (12/03), no Campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Além do curso de Agronomia, são ministradas na unidade as graduações em Pedagogia e Zootecnia e dois mestrados: Produção Vegetal no Semiárido e Zootecnia.

O evento contou com o apoio da coordenação do curso e do Centro Acadêmico de Agronomia, além da coordenação técnica pelo Núcleo de Estudos em Extensão Rural e Desenvolvimento Agroecológico (Neruda). Foi apresentado histórico da FEAB, que foi fundada em 1972, durante o 15° Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia – CONEA.

Lucas David Vieira é estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), sediada no município de Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro. Ele lembrou que, desde sua criação, a FEAB é protagonista de inúmeras conquistas que garantiram mudanças nos cursos de Agronomia, como o fim da chamada “Lei do Boi” (cota de 50% de vagas para filhos de fazendeiros), o Currículo Mínimo Nacional, a Lei dos Agrotóxicos (receituário agronômico) e a necessidade de modelos agrícolas alternativos ao da “revolução verde”, entre outras.

O presidente da FEAB ressaltou que a organização dos estudantes de Agronomia teve início há mais de 50 anos. Ele abordou temas polêmicos como o uso de sementes transgênicas, pulverização, resíduos de agroquímicos no leite materno e falta de fiscalização nas indústrias. Ele destacou ainda que a agroecologia é uma das principais bandeiras da FEAB.