Evento ocorre de 20 a 24 de junho – Unimontes é uma das participantes –

No período de 20 a 24 de junho, será realizado em Brasília (DF), o evento “Histórias da Amazônia: mostra Adrian Cowell de cinema socioambiental”. A iniciativa tem como objetivo estimular reflexões, debates e a ampliação do conhecimento público sobre temas socioambientais da maior relevância para a Amazônia num momento crítico, a partir da obra do renomado cineasta Adrian Cowell.

O evento envolve diversas universidades e instituições brasileiras. Uma delas é a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que será representada pelo professor Gustavo Cepolini, do Departamento de Geociências. A Unimontes integra o grupo organizador das atividades, que envolve outras instituições como o Núcleo de Estudos Amazônicos da Universidade de Brasília (NEAZ/UnB), o Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia – IGPA/PUC/Goiás; o Instituto Oca do Sol, Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA).

Durante a mostra, será realizada uma série de sessões diárias, contando com a exibição de filmes emblemáticos de Cowell e trabalhos recentes de uma nova geração de cineastas que seguem seu legado e inspiração. Junto com a exibição de filmes, haverá uma mesa de debate sobre o tema de cada sessão, com participação de lideranças de povos indígenas, movimentos sociais, cientistas, parlamentares e representantes de entidades socioambientais, cineastas.

O evento terá um formato híbrido, combinando atividades presenciais no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) do campus da Universidade de Brasília (UnB), com transmissões online das sessões no youtube do Neaz/UnB. A programação completa pode ser acessada no endereço: www.mostraadriancowell.com.br

No dia 21 de junho, as 17h30 , haverá a mesa de debates “Expansão da fronteira e conflitos pela Terra na Amazônia”. O professor Gustavo Cepoline atuará como facilitador dos debates, que terá os seguintes participantes: Ivaneide Bandeira e Txai Surui (Instituto de Defesa Etnoambiental Kanindé), Eliane Moreira (Ministério Público Estadual do Pará), Gabriel de Lima Ferreira (Consultor em Monitoramento e Avaliação de Projetos, ex-secretário de Agricultura de Rondônia) e Elisabete Kitamura (Universidade Federal de Rondônia).

No mesmo dia, serão três filmes de Adrian Cowell: “Nas cinzas da floresta”, “ Na trilha dos Uru-eu-wau-wau “ e “Financiando o Desastre (Adrian Cowell, 1987)

A Mostra terá um formato híbrido, combinando atividades presenciais no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) do campus da Universidade de Brasília – UnB com transmissões online das sessões no youtube do Neaz/UnB.

QUEM FOI ADRIAN COWELL

Com uma obra produzida ao longo de cinco décadas, o cineasta inglês Adrian Cowell (1934-2011) contribuiu, de forma inédita, para chamar a atenção do Brasil e do mundo para questões fundamentais da vida no planeta, especialmente na Amazônia.

Suas filmagens destacaram temas que continuam extremamente atuais até hoje, como a relevância ecológica da Amazônia com sua enorme biodiversidade e seu papel essencial para o equilíbrio do sistema climático, a importância dos povos indígenas e outras comunidades tradicionais, com sua diversidade cultural e profundos conhecimentos sobre a proteção e uso sustentável da floresta, e os conflitos provocados por modelos insustentáveis e predatórios de ‘desenvolvimento’.

A trajetória do Adrian Cowell no Brasil incluiu a documentação de momentos históricos, como as expedições dos irmãos Villas Boas no Xingu nos anos 1960, a implantação de projetos de colonização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Rondônia na década de 1980 e a luta de Chico Mendes e o movimento dos seringueiros pela criação de Reservas Extrativistas no Acre.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025