O que é a História? A provocação foi feita na manhã desta quinta-feira (26/3), durante o minicurso “História e Literatura: Escritores Regionais”,  ministrado a acadêmicos e professores pela professora mestre Marta Verônica Vasconcelos Leite e professora doutora Filomena Luciene Cordeiro Reis. O evento, realizado na Sala de Multimeios da Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, está inserido na programação do I Encontro História e Literatura – “Cidade e Escritores Regionais”, iniciado nessa quarta e que termina nesta sexta-feira (27/3), no campus-sede da Unimontes.

Em resposta à provocação, a professora Filomena Cordeiro fez um passeio pelo contexto histórico da Grécia antiga, que até hoje  dita os conceitos de acontecimento, conhecimento histórico e processo histórico da sociedade moderna. “História tem a ver com testemunho, do grego historie. É o conhecimento feito por meio de investigação. E todos estes conceitos gregos nos fazem pensar sobre o passado da humanidade. Enfim, o homem se resolve a partir desse contexto”, ensina. 

DSC 1182

Tatiane Silva Santana, também do 4º período (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

A professora doutora, que dialoga com os estudos do historiador francês Marc Léopold Benjamim Bloch – notório professor de história medieval e por ser um dos fundadores da Escola dos Annales, morto pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial – vai mais além sobre a importância da História. “O homem é responsável pelos escritos da História. Mas nós, historiadores, somos produtores desse conhecimento. História é ciência. Tem métodos, teorias e conceitos que estão inseridos num tempo concreto”. 

>> Programação 

Num segundo momento, a professora mestre Marta Verônica tratou de apresentar os autores locais e regionais, como Hermes de Paula, Darcy Ribeiro, Cyro dos Anjos – entre outros – que fomentaram a história da cidade e na atualidade seguem como referências para estudos, pesquisas de teses de mestrado e doutorado da Unimontes e de outras instituições de ensino. 

Atentos à exposição das professoras, dois acadêmicos destacaram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em história a partir da temática do evento. “O encontro tem proporcionado, não só para mim, mas também para os outros participantes, a oportunidade de aprender sobre a diversidade de fontes e a pertinência de se articular a História com a Literatura. Temos a certeza que após o encontro, teremos uma visão muito mais rica e ampliada a respeito de ambas as disciplinas”, revela  Marlon Andrey, aluno do 4º período matutino de História. 

marlon acadêmico

Marlon Andrey, acadêmico de História

Tatiane Silva Santana, também do 4º período matutino de História, acredita que “o tema contribui para, além de conhecimentos, passar lembranças e memórias de mulheres que são importantes e que contribuíram de alguma forma para a história de Montes Claros”. 

A programação do I Encontro História e Literatura prossegue até sexta-feira (27/3). A conferência “História, Literatura e Cidade”, com a professora doutora Sheille Soares Freitas, da Universidade do Oeste Paulista (Unioeste – Presidente Prudente), encerra as atividades. 

SERVIÇO

Exposição: “Memórias Guardadas: História e Literatura Regional”

Local: Hall da Biblioteca Central

Encerramento: 27/3

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia