Com a proposta de ampliar os benefícios às pacientes do Norte de Minas e das demais regiões de abrangência, especialmente na aplicação de técnicas inovadoras e eficientes em assistência à saúde, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes) é a primeira unidade de saúde de Montes Claros a oferecer, 100% via SUS, o procedimento de Histeroscopia Diagnóstica e Cirúrgica.

A técnica para diagnóstico consiste em um exame feito com sedação simples, para monitoramento e observação direta do interior do útero e a melhor identificação de possíveis patologias. Para tal, é utilizado um histeroscópio, aparelho com câmera para exame da cavidade uterina.

Já a Histeroscopia Cirúrgica é um procedimento menos invasivo, realizado por meio de vídeo, pela cavidade vaginal e uterina, sem cortes. Em algumas situações, a técnica pode ser aplicada como alternativa para diminuir a incidência de histerectomia, cirurgia para retirada do útero em casos como a retiradas de miomas intracavitários, pólipos, septos intrauterinos, restos placentários intrauterinos, biópsias de endométrio, entre outros.

Até o momento, seis mulheres já foram submetidas ao procedimento, que é realizado desde o dia 11 de janeiro último.

Histeroscopia equipe

Ginecologista Laércio Fonseca Costa (C) e equipe responsável pelos procedimentos Histeroscopia Diagnóstica e Cirúrgica

De acordo com o ginecologista e obstetra Laércio Fonseca Costa, responsável pela realização do procedimento, a Histeroscopia, por se tratar de uma cirurgia sem cortes, com menos sangramento e tempo cirúrgico reduzido, traz diversas vantagens às pacientes.

“A utilização da nova técnica proporciona a recuperação mais rápida, com o retorno às atividades de rotina em um tempo mais curto, além de pouca dor pós-operatória e a preservação uterina, haja vista que o útero retirado de forma desnecessária leva a complicações futuras, como prolapso genital, queda de bexiga e dificuldades conjugais”, explica.

O médico ressalta ainda a importância da incorporação do procedimento ao atendimento ginecológico do Hospital Universitário, que, a partir de agora, tem a capacidade de melhorar a assistência prestada pelo SUS, aliando tecnologia de ponta e agilidade à garantia de saúde e qualidade de vida para as pacientes.