A população do município de Guaraciama (Norte de Minas), a 70 quilômetros do campus-sede, será beneficiada pelo projeto Unimontes Solidária. As ações acontecem no próximo sábado (5), com concentração na Escola Municipal Francisco Paes, das 9 às 14 horas. As secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social são parceiras da Universidade Estadual de Montes Claros na promoção, assim como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A equipe da Unimontes contará com 25 acadêmicos – todos voluntários – de diversos cursos no campus-sede, sob supervisão dos professores Gilson José Fróes e Marcelo Resende (da Coordenadoria de Apoio ao Estudante CAE/Pró-Reitoria de Extensão). No cronograma, atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, educação, esporte e lazer e assistência social.

Conforme a proposta da Universidade, o projeto tem como objetivo atender os municípios com o Índice de Desenvolvimento Humano ainda abaixo da média estadual. Com 4,7 mil habitantes (censo 2010), Guaraciama apresenta o IDH de 0,68.

Esta é a 14ª edição consecutiva do projeto Unimontes Solidária, em sua maior parte atuante em cidades e comunidades rurais do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Os estudantes da universidade aplicam na prática os conhecimentos adquiridos em salas de aula. Em julho último, os trabalhos aconteceram em quatro locais do Norte de Minas: Coração de Jesus, Campo Azul, Urucuia e Juvenília.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia