Uma produção do Grupo Olho de Gato, projeto que conta com a  participação de alunos e professores do curso de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros, está entre as atrações desta sexta-feira (5), na programação da Mostra de Teatro. O espetáculo “Mentiras Atrás do Pano”, que mescla produções com as improvisações na interação com o público, será apresentado em duas sessões, às 19 e 21 horas, no espaço alternativo do Colégio Marista São José.

Pelo menos dois temas atuais serão abordados ao longo da peça: a formação profissional para o Teatro e as políticas públicas – ou a falta delas – para as artes cênicas. “O mote do espetáculo é o do “viver de teatro”, que contextualiza a dramaturgia com a linguagem da vida contemporânea, na base do improviso”, explica a professora Mirian Walderez, coordenadora do grupo.

O professor Daniel Novais responde pela direção musical. Três atores, sendo dois egressos da Unimontes e uma acadêmica do 7º período do curso de Artes Teatro, estarão em cena. Mirian Walderez também atua como encenadora.

A interação com o público acontece antes mesmo de o grupo ir ao palco. Os atores fazem a recepção das pessoas ainda na entrada do espaço, colhem perguntas dos mais diversos temas e procuram respondê-las com a própria platéia já com a peça em andamento.

A produção de “Mentiras Atrás do Pano” começou em 2007, contando, ainda, com uma capacitação em teatro épico dos atores e diretores do grupo “Olho de Gato” junto à companhia ZAP-18, de Belo Horizonte. A preferência para a apresentação é por espaços alternativos de Montes Claros.

Em setembro, a peça será levada à Funarte, em Belo Horizonte.