O Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia, Esporte, Exercício e Saúde Ocupacional (Gipesom), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizará desta sexta-feira (23) até domingo (25), o 1º Curso de Estatística – “Desvendando Minhas Análises Estatísticas”. A carga horária é de 20 horas, com atividades no prédio 6, do campus-sede.

Podem participar pesquisadores, professores de pós-graduação e graduação, universitários de iniciação científica e profissionais em educação física e outras áreas. O limite é de 20 vagas (turma única). As inscrições podem ser feitas junto à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

As aulas serão ministradas pela doutora Gislane Ferreira de Melo, coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado de Gerontologia e também docente do mestrado e doutorado em Educação Física da Universidade Católica de Brasília/DF (UCB).

TEMAS

Nos dois primeiros dias, as atividades acontecerão em período integral, de 8 às 12 horas e de 13h30 às 18h30. Para a sexta-feira, a programação prevê os seguintes temas: “Tipos de variáveis”, “Tipo e Codificação de dados”, “Montagem de instrumentos (questionários)”, “Medidas Descritivas”, “Curva normal”, “Estimação de parâmetros”, “Teste de Hipótese”, Teste T (teórico), “Limpeza de dados (outliers e missing cases)” e “Verificação de Normalidade”.

No sábado, serão abordados assuntos relacionados ao “Teste t – pareado e para amostras independentes”, “Exercícios práticos”, “ANOVAs –Software Estatístico – (Teórico)”, “ANOVA One Way (prático – rodar os dados e escrever resultados)”, “ANOVA Two Way (prático – rodar os dados e escrever resultados)”, “ANOVA Split Plot (prático – rodar os dados e escrever resultados)”, “Correlação (teórico e prático)” e “Regressão Linear (teórico e prático)”. Já no domingo, somente com atividades práticas, os trabalhos acontecerão das 8 às 13 horas.

Mais informações na Fadenor (prédio 7, campus-sede) e pelo telefone (38) 3690-3900. O departamento de Educação Física e do Desporto apoia a iniciativa.