Proposta é criar na cidade evento semelhante à Vesperata de Diamantina, anuncia produtor cultural

Nesta quinta-feira (13/06) à noite, acontecerá a apresentação do Grupo de Serestas João Chaves, com entrada gratuita, no Museu Regional do Norte de Minas (MRN). O espetáculo está marcado para às 20h10min. Mas, antes, o público terá a oportunidade de conhecer a história e o legado do poeta, jornalista e compositor João Chaves, que dá nome ao grupo de serestas. Às 19h30min, será exibido o filme documentário “Concerto de outono para João Chaves”.

Localizado na Rua Coronel Celestino (corredor cultural), no Centro histórico de Montes Claros, o Museu Regional é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A apresentação do grupo de serestas conta com o apoio da diretoria do museu e da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes.

O evento também terá um caráter solidário. Os convidados deverão fazer a doação de leite em pó, que será enviado para as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul.

Foto: divulgação

O produtor cultural André Carvalho, responsável pela organização do espetáculo, explica que o objetivo é mostrar a importância e o valor cultura da seresta, visando também fomentar o turismo em Montes Claros. “O nosso objetivo transformar o produto cultural da seresta em um atrativo turístico com apresentações no Corredor Cultural de Montes Claros no mesmo formato da vesperata de Diamantina”, afirma André Carvalho.

A seresta tem uma grande tradição em Montes Claros, onde já foram criados diversos grupos desse gênero musical. “A seresta já serviu, inclusive, como “porta-voz” para o encaminhamento de reivindicações da cidade junto ao órgãos governamentais”, observa o produtor cultural.

A história Grupo de Seresta João Chaves

Inicialmente intitulado como Grupo de Serestas “Minas Gerais” (1977), o Grupo de Serestas João Chaves foi criado e dirigido por Francisco Alencar Carneiro, advogado, contabilista e exímio bandolinista. O grupo gravou o LP “Relíquias da Seresta Brasileira” (1983) e se apresentou para magistrados, Polícia Militar e em vários casamentos e em missas solenes e coroações.

Seu fundador, Francisco Alencar, faleceu aos 4 de fevereiro de 2002. Em abril de 2002, o Grupo passou a ser dirigido por Lola Chaves, cantora e filha do compositor, poeta, jornalista e jurista montes-clarense, João Chaves. Nesse período foram gravados dois CDs – “Pérolas de Saudades” e “Céu de Montes Claros”, também em “DVD”.

Entre outras exibições, o Grupo de Serestas João Chaves já se apresentou para o Colegiado de Diretores dos Tribunais de Justiça do Brasil, reunidos no Buffet Catharina em Belo Horizonte, no Fórum Gonçalves Chaves, no Shopping Montes Claros, em vários estabelecimentos de ensino do município, na Câmara de Vereadores de Montes Claros. E ainda em eventos musicais das cidades de Corinto, Lontra de Araxá, no Festival de Serestas em Bocaiuva, na Igreja Boa Viagem em Belo Horizonte , em datas comemorativas do município de Grão Mogol e de Montes Claros, entre outros locais.

O grupo também já teve as denominações de “Grupo de Serestas Lola Chaves”, em seguida passando para Grupo de Serestas Amo-te Muito, sempre destacando a origem musical de seu principal gênero.

Em 2022, o grupo participou do Projeto Cultural “Concerto de Outono para João Chaves”, dedicado ao bardo João Chaves, cantando com a Orquestra Sinfônica de Montes Claros, sob regência da Maestrina, Maria Lúcia Avelar. O projeto culminou na apresentação do documentário de mesmo título, que foi filmado em locações de Montes Claros, sob Direção de Berenice Chaves e com Direção de Fotografia do cineasta Samuel Reis.

O grupo também se apresentou na Mostra deste Audiovisual na “Casa de Cultura Márcia Prates” e na revitalização do “Memorial João Chaves” no bairro Jardim São Luiz, em maio de 2023.

Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial
Livros produzidos pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência – GPEG/Unimontes