Na próxima quinta-feira (27 de setembro), será aberta a série de Seminários de Etnologia Indígena/2018, organizados pela Universidade Estadual de Montes Claros. O primeiro evento abordará o tema: “Nominadores e Genitores: um Aspecto do Dualismo Craô”, baseado na obra do antropólogo Júlio Cezar Melatti. As atividades acontecem na Sala 119, do prédio 2, no campus-sede, às 14 horas, com participação gratuita para a comunidade acadêmica e para o público em geral.
O professor Fabiano José Alves de Souza é o coordenador do grupo de Etnologia Indígena, implantado em 2016 e que está em processo de institucionalização no âmbito da Unimontes. Segundo ele, a iniciativa envolve diversos cursos das áreas das Ciências Sociais e de Ciências Humanas, como Geografia, Ciências da Religião, Ciências Sociais, História, entre outros.
O Seminário reforça a série de eventos como encontros e debates que o grupo já realiza sobre as questões indígenas, especialmente sobre a região Norte do Estado e outras partes de Minas Gerais. O grupo é formado também pelos professores Andréa Jakubaszko, Carlos Caixeta de Queiroz, Cássio Alexandre da Silva e Heiberle Hirsberg Horácio.
Conforme o cronograma, haverá um seminário por mês, entre setembro e novembro, com temas associados às pesquisas desenvolvidas pelo grupo. A sequência prevê o debate sobre “A Sociedade contra o Estado”, baseado na obra de Pierre Clastres, filósofo, etnógrafo e antropólogo francês, no dia 18 de outubro.
E no dia 22 de novembro, o tema será “A Construção da Pessoa nas Sociedades Indígenas Brasileiras”, com foco nas obras do biógrafo, historiador e antropólogo norte-americano Anthony Seeger, dos pensadores e antropólogos Roberto DaMatta e Eduardo Batalha Viveiros de Castro.
SERVIÇO
Seminários de Etnologia Indígena/2018
Datas: 27/9, 18/10 e 22/11
Local: Sala 119, prédio 1, campus-sede
Horário: sempre às 14 horas
Participação: gratuita e aberta ao público em geral
Informações: (38) 3229-8265 | Departamento de Política e Ciências Sociais