O Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está com inscrições abertas para processo seletivo destinado a uma Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI) nível III, financiada via emenda parlamentar. O período segue até o dia 19 de julho.

O objetivo é o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão no âmbito do projeto Observatório Norte-Mineiro de Violência de Gênero. Com duração de cinco meses, a bolsa terá valor de R$ 2.300 mensais, conforme tabela da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Inscrições

Os candidatos devem se inscrever pelo link Google Forms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFXxeaNwVn6rwtXP6scq1BC9v54SGqmZIHNP_7h8RJc6Z-g/viewform?usp=sharing&ouid=109480456176807227746. A documentação exigida, que precisa ser enviada em arquivo único, no formato PDF, é a seguinte: comprovante de matrícula em curso de Mestrado da Unimontes ou outro documento que comprove o curso em andamento; histórico escolar; carta de intenções (com no máximo uma página) para manifestar interesse e descrição de habilidades, experiências com pesquisa quantitativa e um pouco da trajetória acadêmica e a bolsa para a qual se candidata. No caso daqueles que não sejam alunos regulares de Mestrado, apresentar comprovação de no mínimo dois anos de efetiva experiência no apoio em atividades de pesquisa quantitativa. O Edital pode ser conferido no link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/07/Edital-2-2025.pdf.

Requisitos

Para se inscrever, o interessado precisa ser estudante de Mestrado na Unimontes, em área compatível com as atividades previstas no projeto; ou ser estudante da Unimontes com título de graduação e o mínimo de dois anos de efetiva experiência no apoio a atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação, relacionadas ao projeto; e ter experiência com pesquisa quantitativa e programas de análises estatísticas como excel, stata, SPSS.

Critérios de pontuação

Serão critérios de pontuação ser estudante negro, mãe solo, estudante cotista ou LGBTQIAPN+, informações que devem constar na carta de intenções; estudantes que desenvolvam Trabalhos de Conclusão de Curso (dissertação, tese ou monografia) com a temática da violência de gênero ou com análise de dados estatísticos.

Funções do bolsista

Caberá ao bolsista selecionado desenvolver pesquisa bibliográfica que envolve a temática do projeto de pesquisa; participar de todas as atividades de formação do projeto; cumprir 20 horas semanais no laboratório do GPEG para realizar as atividades vinculadas à bolsa; auxiliar na coleta e análise de dados quantitativos relativos à violência contra mulheres no norte de Minas; auxiliar na elaboração do Atlas da Violência contra Mulheres no norte de Minas; e auxiliar na elaboração de publicações científicas e do Relatório de atividades do projeto.

A entrevista está marcada para o dia 22 de julho. O início da bolsa está previsto para 1º de agosto.

Objetivo

O projeto Observatório Norte-Mineiro de Violência De Gênero visa “acompanhar e analisar a violência de gênero, especialmente contra mulheres no Norte de Minas, com vistas a aprofundar o conhecimento desse fenômeno na região, auxiliar o aprimoramento das ações da Rede de Enfrentamento a Violência contra Mulheres (Revicom) e fornecer dados para a pesquisa acadêmica”.

Relacionadas

Editora Unimontes lança 3ª edição do livro “Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes”
Submissão de trabalhos para a XXI Semana de Economia segue até o dia 11 de agosto
Departamento de Economia da Unimontes divulga aumento no IPC-Moc e redução no preço da Cesta Básica em junho
Reitoria da Unimontes recebe equipe do documentário “Cavalhadas” e confirma apoio ao lançamento da obra
Unimontes divulga período de renovação de matrícula para o 2º semestre letivo de 2025
Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia da Unimontes oferece até 66 vagas para Mestrado e Doutorado