O Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está com inscrições abertas para processo seletivo destinado a uma Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI) nível III, financiada via emenda parlamentar. O período segue até o dia 19 de julho.

O objetivo é o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão no âmbito do projeto Observatório Norte-Mineiro de Violência de Gênero. Com duração de cinco meses, a bolsa terá valor de R$ 2.300 mensais, conforme tabela da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Inscrições

Os candidatos devem se inscrever pelo link Google Forms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFXxeaNwVn6rwtXP6scq1BC9v54SGqmZIHNP_7h8RJc6Z-g/viewform?usp=sharing&ouid=109480456176807227746. A documentação exigida, que precisa ser enviada em arquivo único, no formato PDF, é a seguinte: comprovante de matrícula em curso de Mestrado da Unimontes ou outro documento que comprove o curso em andamento; histórico escolar; carta de intenções (com no máximo uma página) para manifestar interesse e descrição de habilidades, experiências com pesquisa quantitativa e um pouco da trajetória acadêmica e a bolsa para a qual se candidata. No caso daqueles que não sejam alunos regulares de Mestrado, apresentar comprovação de no mínimo dois anos de efetiva experiência no apoio em atividades de pesquisa quantitativa. O Edital pode ser conferido no link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/07/Edital-2-2025.pdf.

Requisitos

Para se inscrever, o interessado precisa ser estudante de Mestrado na Unimontes, em área compatível com as atividades previstas no projeto; ou ser estudante da Unimontes com título de graduação e o mínimo de dois anos de efetiva experiência no apoio a atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação, relacionadas ao projeto; e ter experiência com pesquisa quantitativa e programas de análises estatísticas como excel, stata, SPSS.

Critérios de pontuação

Serão critérios de pontuação ser estudante negro, mãe solo, estudante cotista ou LGBTQIAPN+, informações que devem constar na carta de intenções; estudantes que desenvolvam Trabalhos de Conclusão de Curso (dissertação, tese ou monografia) com a temática da violência de gênero ou com análise de dados estatísticos.

Funções do bolsista

Caberá ao bolsista selecionado desenvolver pesquisa bibliográfica que envolve a temática do projeto de pesquisa; participar de todas as atividades de formação do projeto; cumprir 20 horas semanais no laboratório do GPEG para realizar as atividades vinculadas à bolsa; auxiliar na coleta e análise de dados quantitativos relativos à violência contra mulheres no norte de Minas; auxiliar na elaboração do Atlas da Violência contra Mulheres no norte de Minas; e auxiliar na elaboração de publicações científicas e do Relatório de atividades do projeto.

A entrevista está marcada para o dia 22 de julho. O início da bolsa está previsto para 1º de agosto.

Objetivo

O projeto Observatório Norte-Mineiro de Violência De Gênero visa “acompanhar e analisar a violência de gênero, especialmente contra mulheres no Norte de Minas, com vistas a aprofundar o conhecimento desse fenômeno na região, auxiliar o aprimoramento das ações da Rede de Enfrentamento a Violência contra Mulheres (Revicom) e fornecer dados para a pesquisa acadêmica”.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes