O Grupo de Pesquisa para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular (GDECO-ETNOPO), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está com inscrições abertas para seleção de bolsista. O prazo vai até este sábado (02/08).

Está sendo oferecida uma Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI) – Nível I, no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com valor mensal de R$ 2.195. A bolsa é válida para o período de agosto a novembro de 2025, com carga horária semanal de 20 horas.

Inscrições

Os interessados devem enviar a documentação, exclusivamente por e-mail, para o endereço: conhecimentoindigena@outlook.com. É necessário anexar os seguintes documentos:

1. Currículo Lattes atualizado;

2. Documento de identificação digitalizado;

3. Carta de apresentação e intenções.

A seleção inclui entrevista, que será realizada no dia 4 de agosto. O cronograma com os horários será enviado por e-mail aos candidatos com inscrição deferida. A lista de inscrições homologadas será publicada no portal www.unimontes.br. O resultado final será divulgado no dia 5 de agosto.

O edital está disponível neste link: EDITAL GDECO nº 03/2024 – 29 de julho de 2025.

Requisitos

Podem se candidatar graduados em Pedagogia, Ciências da Religião, Artes Visuais ou Artes – Teatro (licenciatura), que sejam mestres ou mestrandos em Educação. Também é necessário possuir formação, produção acadêmica e experiência em:

1. Licenciatura e formação de professores;

2. Religiões de matriz africana;

3. Artes indígenas;

4. Atividades relacionadas a exposições e museus.

Sobre o GDECO-ETNOPO

O grupo atua em três frentes indissociáveis e articuladas:

Elaboração de ações e políticas para o ingresso e a permanência de pessoas dos Povos e Comunidades Tradicionais na Unimontes, inclusive na pós-graduação, especialmente no PPGE.

Desenvolvimento de estratégias que promovam o respeito aos Regimes de Conhecimento dos Povos e Comunidades Tradicionais, às alternativas epistemológicas e aos saberes tradicionais e populares, incluindo o acolhimento de mestres, mestras e lideranças desses grupos no ambiente universitário.

Atuação em escolas do Norte de Minas Gerais, com formação de professores(as) e participação em projetos de iniciação à docência, voltados para temáticas como: educação para as relações étnico-raciais, diversidade sexual e de gênero, combate ao sexismo nas escolas e cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.

Projeto específico

A bolsa integra projeto que prevê atividades de atualização e manutenção da Sala de Religiosidades e da Sala de Arte Xakriabá, no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), além da realização de oficinas e minicursos voltados a estudantes e professores sobre religiões de matriz africana, povos tradicionais de terreiro e artes indígenas.


Em razão disso, é exigido que o(a) candidato(a) comprove experiência e produção nas áreas mencionadas, além de atuação anterior com exposições, museus e formação docente.

Relacionadas

Unimontes cria mais dois cursos de graduação: Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica
Hospital Universitário Clemente de Faria realiza simulação de incêndio e evacuação em situação de emergência
Associação dos Afetados pela Doença de Chagas de Montes Claros realiza primeira assembleia no Hospital da Unimontes
Abertas inscrições para auxílios do PEAES na Unimontes – Prazo vai até 8 de agosto
Unimontes fará triagem de crianças para tratamento odontológico durante o 2º semestre
Laboratório da Unimontes e Prefeitura coordenam ações de educação em saúde com foco no conceito de “Uma Só Saúde” em Claraval