O Grupo de Pesquisa para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular (GDECO-ETNOPO), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está com inscrições abertas para seleção de bolsista. O prazo vai até este sábado (02/08).

Está sendo oferecida uma Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI) – Nível I, no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com valor mensal de R$ 2.195. A bolsa é válida para o período de agosto a novembro de 2025, com carga horária semanal de 20 horas.

Inscrições

Os interessados devem enviar a documentação, exclusivamente por e-mail, para o endereço: conhecimentoindigena@outlook.com. É necessário anexar os seguintes documentos:

1. Currículo Lattes atualizado;

2. Documento de identificação digitalizado;

3. Carta de apresentação e intenções.

A seleção inclui entrevista, que será realizada no dia 4 de agosto. O cronograma com os horários será enviado por e-mail aos candidatos com inscrição deferida. A lista de inscrições homologadas será publicada no portal www.unimontes.br. O resultado final será divulgado no dia 5 de agosto.

O edital está disponível neste link: EDITAL GDECO nº 03/2024 – 29 de julho de 2025.

Requisitos

Podem se candidatar graduados em Pedagogia, Ciências da Religião, Artes Visuais ou Artes – Teatro (licenciatura), que sejam mestres ou mestrandos em Educação. Também é necessário possuir formação, produção acadêmica e experiência em:

1. Licenciatura e formação de professores;

2. Religiões de matriz africana;

3. Artes indígenas;

4. Atividades relacionadas a exposições e museus.

Sobre o GDECO-ETNOPO

O grupo atua em três frentes indissociáveis e articuladas:

Elaboração de ações e políticas para o ingresso e a permanência de pessoas dos Povos e Comunidades Tradicionais na Unimontes, inclusive na pós-graduação, especialmente no PPGE.

Desenvolvimento de estratégias que promovam o respeito aos Regimes de Conhecimento dos Povos e Comunidades Tradicionais, às alternativas epistemológicas e aos saberes tradicionais e populares, incluindo o acolhimento de mestres, mestras e lideranças desses grupos no ambiente universitário.

Atuação em escolas do Norte de Minas Gerais, com formação de professores(as) e participação em projetos de iniciação à docência, voltados para temáticas como: educação para as relações étnico-raciais, diversidade sexual e de gênero, combate ao sexismo nas escolas e cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena.

Projeto específico

A bolsa integra projeto que prevê atividades de atualização e manutenção da Sala de Religiosidades e da Sala de Arte Xakriabá, no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), além da realização de oficinas e minicursos voltados a estudantes e professores sobre religiões de matriz africana, povos tradicionais de terreiro e artes indígenas.


Em razão disso, é exigido que o(a) candidato(a) comprove experiência e produção nas áreas mencionadas, além de atuação anterior com exposições, museus e formação docente.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Curso de Especialização em Preceptoria em Saúde inicia atividades presenciais em 13 polos da Unimontes